Vacinação contra Influenza começa nesta quinta (27) no Terminal do Distrito Industrial

Com base eleitoral consolidada, deputado Adelmo Soares caminha para reeleição
26 de maio de 2021
AGED realiza fiscalização em estabelecimentos de agrotóxicos em Barra do Corda
27 de maio de 2021

Vacinação contra Influenza começa nesta quinta (27) no Terminal do Distrito Industrial

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia nesta quinta-feira (27), a vacinação contra a Influenza/H1N1 no Terminal do Distrito Industrial. A imunização no local de embarque e desembarque de passageiros acontecerá até sexta-feira (28), das 9h às 17h, e integra a política de saúde preventiva implantada pelo prefeito Eduardo Braide. As equipes de vacinação já percorreram os terminais da Praia Grande, Cohab, São Cristóvão e Cohama. 

Os postos volantes nos terminais estão atendendo gestantes e puérperas com 45 dias de parto (em prioridade), além de trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares) e idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas.

Já as crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação) devem ser imunizadas preferencialmente em um dos 62 pontos de vacinação disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e dos 16 pontos abertos aos sábados, das 7h ao meio-dia. 

“A população entendeu nosso recado e tem colaborado com o trabalho de proteção imunológica. Reforçamos que além dos terminais, nossos postos também estão disponíveis, de segunda à sexta, e sábado pela manhã. Com esta ação de descentralização, o prefeito Eduardo Braide leva a vacina a todos aqueles que estão contemplados nos grupos prioritários e que devem ser imunizados”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes. 

Foto: Divulgação

Uma das pessoas vacinadas foi o aposentado Antônio Carlos, de 67 anos. Ele entende que as pessoas devem tomar o imunizante contra o H1N1.

“Tomei já a vacina contra a Covid e agora, obedecendo a um intervalo recomendado entre as vacinas, tomei a da gripe. Estou me sentindo bem e agora mais tranquilo por estar imunizado”, disse. 

É importante assegurar que o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação das vacinas Influenza e Covid-19 não sejam feitas de forma simultânea. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem priorizar a dose contra o coronavírus e agendar a vacina contra a gripe com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

PÚBLICOS CONTEMPLADOS INFLUENZA/H1N1

  • Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis  perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação)
  • Gestantes e puérperas com 45 dias de parto
  • Trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares)
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Professores de escolas públicas e privadas

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS