Trabalhadores do Centro Histórico são qualificados para atendimento ao turista

Última semana das inscrições para turmas do Núcleo de Arte e Educação (NAE) em 2021
15 de fevereiro de 2021
Iniciadas ações do programa Alimento Seguro com vistorias nas feiras e mercados de São Luís
18 de fevereiro de 2021

Trabalhadores do Centro Histórico são qualificados para atendimento ao turista

Cerca de 50 profissionais que trabalham no Centro Histórico de São Luís, entre moradores e ambulantes, participaram de cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do programa Mais Qualificação e Turismo. Voltados para contemplar os objetivos do Projeto de Ordenamento da Praia Grande – iniciativa que visa a ordenar a região turística integrando os profissionais e a qualidade no atendimento.

Durante dois dias, os comerciantes conheceram um pouco sobre a qualidade no Atendimento ao Turista e sobre boas práticas para manipulação de alimentos. Os cursos deram direito a certificado com carga horária de 4 horas e foram personalizados para atender ao público que trabalha com turismo na Praia Grande/Centro.

A ambulante Arlete Nascimento participou do curso de atendimento ao turista e aprendeu sobre conceitos de Atendimento, como ser criativo, e que a postura pessoal, profissional e o marketing pessoal são essenciais para atender bem, valorizando o trabalho do dia a dia junto ao visitante.

“Além da gente conhecer mais a cidade que a gente vive, com as qualificações a gente vai poder ajudar mais o turista, pois quando eles chegam, compram nosso produto, e logo perguntam onde é uma praça, onde é um monumento, um museu”, avalia.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o Governo do Estado vem capacitando cada dia mais profissionais através da Setur, para que os visitantes vejam que além de belezas naturais, o Maranhão tem um povo hospitaleiro e que sabe atender bem. “A gente trabalha tanto no que diz respeito ao atendimento, como a qualidade dos serviços, pois entendemos que uma boa impressão fica e é divulgada por quem nos visita”, ressalta Catulé Júnior.

Já a vendedora ambulante Maria Castro, que vende água, bombons e pipocas no Reviver da Praia Grande, participou dos dois cursos. Ela aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar em Atendimento ao Turista e Boas práticas na manipulação de alimentos. “Um bom vendedor tem que saber tratar o visitante, para que ele possa se sentir bem e voltar, por isso estou buscando me qualificar, me reciclando e aprendemos algumas novidades do bom atendimento”, ressalta Maria Castro.

FONTE – MA.GOV.BR