O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realiza, nesta segunda-feira (09), às 19h, no auditório do Convento das Mercês, no bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís, a primeira edição do Prêmio do Turismo do Maranhão.
Estarão presentes, o governador Flávio Dino e o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, que entregarão os troféus e passagens aéreas aos vencedores de cada categoria.
Os 18 finalistas disputam o prêmio em seis categorias: Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem, Guias de Turismo, Artesanato, Agências de Viagem e Municípios.
Após a cerimônia de premiação será servido um coquetel aos convidados ao som do chorinho Pixinguinha.
Seleção
O prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer e premiar iniciativas e práticas inovadoras, além de casos de sucesso do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do setor.
Entre os critérios analisados os concorrentes devem apresentar registro no Cadastur, qualificação de funcionários, fazer aplicação de questionário de satisfação e ter livro de registro de turista, entre outros.
Cadastur é o sistema de cadastro, de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. É um trabalho do Ministério do Turismo (MTur), executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados Distrito Federal.
Os premiados serão selecionados por meio de uma comissão julgadora composta por cinco membros, sendo 4 técnicos da Setur e 1 representante do Conselho Estadual do Turismo do Maranhão, responsáveis pela avaliação das iniciativas e ações de sucesso dos finalistas no cenário turístico do Maranhão.
Premiação
A premiação será concedida na forma de selos aos finalistas além da entrega de certificados aos primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores também serão premiados com passagens aéreas para participarem da Feira Nacional Abav Expo em 2020, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). É uma das maiores e mais importantes na área de turismo do Brasil.
FONTE – MA.GOV.BR