Shoppings de São Luís terão postos de vacinação no Dia D contra o sarampo

Empreendedores serão qualificados para trabalhar no carnaval de Vargem Grande
14 de fevereiro de 2020
Bolsa Família está disponível para saque
14 de fevereiro de 2020

Shoppings de São Luís terão postos de vacinação no Dia D contra o sarampo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ofertará, neste sábado (15), postos volantes nos shoppings Rio Anil, Shopping da Ilha  e São Luís disponibilizando a vacina contra o sarampo para pessoas entre os 5 e 19 anos de idade. As unidades volantes nos shoppings estarão abertas das 15h às 19h com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem e enfermeiros) aplicando as doses. Os postos, em locais estratégicos, se juntam à programação do Dia D contra a enfermidade, que também contará com unidades fixas de saúde abertas no sábado das 8h às 12h. A campanha integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Nos postos volantes, os profissionais se basearão nos mesmos critérios de aplicação da vacina dos utilizados durante a campanha (iniciada na segunda-feira, dia 10). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), serão aplicadas as doses ao público que ainda não foi vacinado contra a doença ou que esteja com o esquema de vacinação incompleto. Pessoas que não receberam as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também devem receber a vacina contra o sarampo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a oferta de postos volantes é uma estratégia bem-sucedida da gestão do prefeito Edivaldo, visando ampliar o público-alvo. “Em alguns casos, pessoas não dispõem de tempo durante a semana para se vacinar ou vacinar seus filhos. Por isso, o poder público oferta este serviço, demonstrando o compromisso em proteger à população”, disse o secretário.

A inclusão de postos volantes, em parceria com as direções dos shoppings, foi exitosa nas últimas campanhas. A campanha contra o sarampo, de acordo com a programação da Semus, acontecerá nos postos fixos até o dia 13 do próximo mês.

Pessoas que se deslocarem às unidades de saúde durante a campanha ou aos postos volantes sem o cartão ou a caderneta de vacinação poderão receber uma dose da vacina tríplice viral e serão convocados a comparecer às unidades em até 30 dias. A segunda etapa da campanha contra o sarampo em 2020 acontecerá em agosto. Em outubro do ano passado, na etapa complementar contra o doença, mais de 12.900 pessoas foram vacinadas.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS