Em alusão ao Outubro Rosa, servidoras da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram de oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos voltados à saúde da mulher, nesta segunda-feira (14), na sede do órgão, em São Luís.
A oficina abordou o uso terapêutico das plantas medicinais do Programa Farmácia Viva. “Esta oficina foi para conscientizar mulheres sobre o uso das plantas medicinais e fitoterápicos, sair também do senso comum e mostrar algo mais científico e eficaz”, destacou a coordenadora do Programa Farmácia Viva da SES, Kallyne Bezerra.
A capacitação tratou das orientações, propriedades terapêuticas e usos das plantas para tratar da saúde da mulher. Entre os destaques, inchaço, dores nas pernas, cólicas menstruais, inflamações nas articulações, estresse, fibromialgia, má circulação e doenças do trato íntimo feminino como candidíase.
A funcionária Dilma Pontes enfatizou que a ampliou o seu conhecimento sobre o uso de plantas medicinais. “O que mais chamou minha atenção foi o chá das mil folhas, para cólicas do ciclo menstrual – Minha filha sofre tanto [com cólicas]. É sempre bom aprender coisas novas”, disse.
O uso correto das flores, folhas, caules, raízes, além da posologia, tipos de tratamento, recomendações e aplicações dos fitoterápicos foram abordados na capacitação. “É a primeira vez que participo de uma oficina como essa. Acho muito positivo, pois tira dúvidas, acrescenta informações, retira aqueles mitos populares e dá respaldo científico também em relação aos fitoterápicos”, comentou a servidora da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Concita Cantanhede.
Farmácia Viva
O Programa Farmácia Viva estimula e orienta a população a fazer o uso correto das plantas medicinais, aliando o conhecimento popular respaldado cientificamente à atenção primária à saúde.
FONTE – MA.GOV.BR