Serviço de telemedicina da Prefeitura de São Luís e HU-UFMA auxilia pacientes com sintomas leves de Covid-19

Em São Luís, fiscalização continuam no trânsito para garantir cumprimento isolamento social
22 de maio de 2020
Pesquisador diz que efeito do lockdown na Grande Ilha foi positivo
25 de maio de 2020

Serviço de telemedicina da Prefeitura de São Luís e HU-UFMA auxilia pacientes com sintomas leves de Covid-19

Com a necessidade de ampliar o atendimento exclusivo para pacientes com diagnóstico ou sintomas da Covid-19 e também de evitar aglomerações,  a telemedicina tem se tornado um serviço cada vez mais importante no cenário atual. Em São Luís, uma parceria da Prefeitura de São Luís com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Hospital Universitário (HU-UFMA) garante este tipo de atendimento às pessoas que apresentam sintomas leves de síndromes respiratórias e gripais, incluindo a Covid-19.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e amplia a oferta de atendimento na rede pública de saúde. O usuário que deseja utilizar o atendimento deve inicialmente entrar em contato exclusivamente via WhatsApp pelo número (98) 98882-8452 e logo em seguida recebe as orientações para o atendimento.

O teleatendimento disponibilizado à população presta orientações, por telefone, a pessoas cujos sintomas sejam compatíveis com a Covid-19. Ao ligar para o número do serviço o cidadão fala com um profissional de saúde. Durante a conversa, a equipe médica analisa os sinais e sintomas relatados, além de realizar consultas, e, caso necessário, encaminha os pacientes aos serviços de referência.

ATENDIMENTOS

A maioria dos atendimentos realizados desde o fim de abril, quando o serviço foi disponibilizado, tem como recomendação principal a permanência do paciente em casa, mantendo o isolamento social. Somente em casos graves, em que o paciente apresenta sintomas como falta de ar, muita tosse seca e/ou febre alta, é que estes são direcionados aos hospitais de referência.

Por meio deste serviço é garantido o atendimento à população, evitando a aglomeração de pessoas e a superlotação nas unidades de saúde, que ficam disponíveis para atender apenas aos casos que necessitem de assistência presencial. Como a maioria das pessoas desenvolve apenas sintomas leves da Covid-19 o método contribui para evitar o contato destes pacientes com pessoas que não estejam contaminadas pelo novo coronavírus, diminuindo a curva de transmissão.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS