A delegada-chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Viviane Fontenelle Azambuja, fez um levantamento de dados que mostra a queda considerável no número de feminicídio na capital após a implantação da Casa da Mulher Brasileira que é fruto de um programa do Governo Federal. A comparação foi feita entre o ano de 2017 e 2018.
O feminicídio é quando uma mulher é morta por motivação de gênero, morre pelo fato de ser mulher. Em São Luís, os crimes dessa natureza caíram de dez para cinco devido a atuação vigilante dos órgãos responsáveis.
A Casa da Mulher Brasileira começou a funcionar desde novembro de 2017 e oferece ás mulheres acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia Especial da Mulher, juizados e varas especializados, promotoria do Ministério Público, Defensoria Pública, serviço de saúde, além de transporte, alojamento temporário e outro serviços.
A implantação do Departamento de Feminicídio do Maranhão também dentro da Casa da Mulher Brasileira contribuiu significativamente para a redução e investigação dos assassinatos.
A Casa da Mulher Brasileira fica localizada no bairro do Jaracaty, em São Luís, na Avenida Prof. Carlos Cunha e o telefone de contato é 3223- 5800. Mulheres que são vítimas de violência e estão no interior do Estado devem procurar uma Delegacia da Mulher mais próxima e podem fazer denúncias pelo telefone 0300 313 5800.