Na manhã desta quinta-feira, 26, o Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-PIPD) realizou, na Unidade de Educação Básica Neto Guterres, localizada no bairro Angelim, atividade alusiva ao dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência).
Sob orientação do coordenador do CAO-PIPD, promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, o evento contou com a participação de aproximadamente 100 crianças, estudantes do ensino fundamental. Na ocasião, foi exibido o curta de animação “Cordas”, uma produção espanhola dirigida por Pedro Solís Garcia, vencedora do Prémio Goya 2014 em sua categoria.
Em sua explanação, baseada no conteúdo do filme, o representante do Ministério Público do Maranhão abordou tópicos como respeito à pessoa com deficiência, a importância da inclusão, bem como o combate ao preconceito, capacitismo e bulling.
O curta “Cordas” apresenta uma reflexão sobre o amor incondicional e a amizade verdadeira. O autor inspirou-se na sua filha que é muito próxima do irmão com paralisia cerebral.
FONTE: MPMA