São Luís anuncia vacinação para adolescentes de 16 anos contra Covid-19

Betel Gomes visita “Casa Familiar Rural” em Bom Jesus das Selvas
13 de julho de 2021
Câmara de São Luís realizou reunião com secretários municipais para discutir projeto da LDO 2022
14 de julho de 2021

São Luís anuncia vacinação para adolescentes de 16 anos contra Covid-19

Depois de se tornar a primeira capital brasileira a vacinar toda a população adulta (a partir de 18 anos) contra a Covid-19, São Luís avança mais uma vez e já iniciou a vacinação de adolescentes a partir de 17 anos nesta terça-feira (13), sendo a primeira cidade brasileira imunizar por faixa etária o público entre 12 e 17 anos em geral. O prefeito Eduardo Braide acompanhou o início da imunização dos adolescentes e já anunciou a continuidade do calendário com a vez, nesta quarta-feira (14), dos jovens de 16 anos.

“Esse é um momento muito importante da campanha de vacinação contra a Covid-19 em nossa cidade. Fomos a primeira capital brasileira a vacinar todos os adultos com mais de 18 anos e, agora, estamos tendo a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas e salvar mais vidas. Iniciamos hoje a vacinação dos adolescentes de 17 anos e amanhã é a vacinação para quem tem 16 anos, seguindo com a imunização por faixa etária até vacinarmos todos até 12 anos. Com isso, vamos estar ainda mais perto da vida que tínhamos antes da pandemia e teremos mais segurança para planejar a volta às aulas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A imunização está ocorrendo nos nove postos da capital, das 8 às 18h. Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura segue com a campanha, vacinando com a primeira dose, jovens de 16 anos. Para receber a vacina, os adolescentes precisam estar cadastrados na plataforma #VacinaSãoLuís e devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável adulto.

Na fila de vacinação, ansiedade dos filhos e também das mães. A estudante Larissa Chagas ficou mais tranquila porque está mais protegida.

“A vacina é uma garantia a mais de que estamos protegidos. É muito bom saber que o sistema de saúde funciona bem em São Luís. Estou muito feliz por saber que vou poder voltar para escola com mais segurança”, disse.


Após a filha receber a primeira dose da vacina, a mãe da adolescente, Zélia Maria Brito Chagas, 42, autônoma, disse que está com o coração mais tranquilo.


“Mãe sempre está preocupada com a saúde dos filhos e nesse momento a vacina ajuda a nosso coração ficar mais tranquilo. Meu filho mais velho também já se vacinou. Só o menor que ainda não pode porque só tem quatro anos, mas com os dois, mas a preocupação será menor a partir de agora”, comentou.


Para Hayssa Karoline Damasceno, tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 teve um gostinho especial. É que ela foi a representante do Maranhão no concurso Miss Continente 2020. Com a vacina ela poderá voltar aos concursos com mais segurança.


“A gente representa nossa cidade nos concursos e eu vou poder falar com orgulho que São Luís é pioneira na vacinação contra a Covid-19”, afirmou.

Vacinação

A vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 se tornou viável pela rapidez com que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), conduziu a etapa de vacinação de adultos. Em pouco mais de cinco meses, o Município conseguiu imunizar, com a primeira dose, todos os adultos com idade acima de 18 anos.

“Somos uma das primeiras cidades a iniciar a vacinação para adolescentes, sendo essa mais uma grande conquista da gestão do prefeito Eduardo Braide para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Trabalho incansável de toda uma equipe focada em fazer o melhor para a saúde dos ludovicenses”, destacou o secretário Joel Nunes, titular da Semus.

Foto: DivulgaçãoO prefeito Eduardo Braide assegurou que toda a população apta a se vacinar contra a Covid-19 terá a oportunidade de se imunizar.

“Iniciamos a vacinação dos adolescentes e assim que concluirmos a faixa etária dos 12 anos vamos retomar nosso calendário de chamadas para quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose porque estava doente à época ou tinha algum compromisso que comprometeu a ida aos postos de vacinação. Garanto que toda a nossa população terá a oportunidade de se vacinar”, informou.

Estudos

O imunizante a ser aplicado nos adolescentes é o da Pfizer, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou, no dia 11 mês passado, a vacina da farmacêutica contra Covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

De acordo com a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicam a segurança e eficácia da vacina para adolescentes.

Em 31 de março, a farmacêutica Pfizer e o laboratório BioNTech, que desenvolveram a vacina, anunciaram que ela teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. A vacina já é autorizada para adolescentes nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

Saiba mais

Postos de vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura de São Luís:

– Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae

– Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)

– Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)

– Centro Municipal de Vacinação UEMA

– Drive-thru – UEMA

– Drive-thru – Ceuma Renascença

– Centro Municipal de Vacinação – UFMA

– Drive-thru – UFMA

– Centro Municipal de Vacinação IFMA – Maracanã

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS