Segundo a especialista, é caracterizada pelo conjunto de emoções e sintomas comuns a muitas pessoas às vésperas do ano novo
A psicóloga Rogener Almeida falou a respeito da Síndrome da Dezembrite ou Síndrome de fim de ano, durante entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, desta quinta (12), na TV Assembleia.
Segundo a especialista, a Dezembrite é caracterizada pelo conjunto de emoções e sintomas comuns a muitas pessoas às vésperas do ano novo, como o sentimento de depressão, a ansiedade e a angustia.
“É característica nossa de sermos pessoas simbólicas, então dezembro remete a final de um ciclo, chegamos ao último mês. Então, essa ideia de fim gera pressões nas pessoas e, dependendo do perfil de personalidade de cada um, esta pressão pode ser muito intensa e desencadear ou intensificar sintomas de doenças que estão oficializadas nos manuais de psiquiatria.”, explicou Rogener Almeida.
Dentre as recomendações da psicóloga para amenizar ou evitar a Síndrome do fim de ano, estão não se pressionar para dar conta de todas as confraternizações, não se cobrar por não ter alcançado todos os resultados esperados e lembrar que você poderá realizá-los nos próximos dias, meses.
Rogener Almeida recomendou ainda que as pessoas tenham cuidado com as redes socias, evitando comparações, já que nas redes costuma-se apresentar recortes da vida que retratam somente os bons momentos do outro.
“Você deve se desvincular desse ideal que é do outro e construir o seu próprio modo de ser e viver”, diz Rogener Almeida.
FONTE: ALEMA