A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apresentou aos empreendedores locais, nesta quarta-feira (13), durante evento realizado no Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal, peças fruto da campanha de divulgação “Eu amo São Luís” para uso na confecção de produtos artesanais e de outros nichos. O objetivo principal da campanha é incentivar a geração de emprego e renda, além de difundir as belezas da capital maranhense.
Alguns empreendedores receberam as peças antecipadamente e puderam expor seus produtos após a entrega oficial da campanha, que aconteceu no Auditório Reis Perdigão. Os estandes de exposição foram distribuídos em frente à Prefeitura de São Luís e apresentaram uma prévia do que pode ser confeccionado a partir das estampas, que envolvem elementos locais como natureza, gastronomia e cultura, aplicados em camisas, objetos de decoração, sandálias, bolsas, canecas, sacolas e eco bags, por exemplo.
De acordo com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a entrega das peças resultado da campanha “Eu amo São Luís” é uma iniciativa importante para o incremento do trabalho dos empreendedores locais e de quem mais deseja empreender e sinta o desejo de iniciar sua produção a partir dos materiais gráficos elaborados pela Setur, que ficarão disponíveis, gratuitamente, no site turismosaoluis.com.br.
Como incentivo, o prefeito Eduardo Braide anunciou que todos os empreendedores que já estão produzindo com o material gráfico “Eu amo São Luís” poderão comercializar seus produtos em estantes na frente do Palácio de La Ravardière, no mesmo formato que aconteceu nesta quarta-feira, até o próximo sábado (16).
Foto: @Divulgação”Essa é uma ação importante não só para divulgar as belezas da nossa cidade, que estão contidas em cada uma das expressões criadas, mas, principalmente, para incentivar a geração de emprego e renda. Ao tempo em que vamos espalhar o nosso amor por São Luís adquirindo dos empreendedores objetos que tenham marca da campanha ‘Eu amo São Luís’, também vamos fortalecer o empreendedorismo local”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda.
Também acompanharam o prefeito de São Luís, os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; Cultura, Marco Duailibe; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; de Planejamento, Simão Cirineu; de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz; e dos presidentes da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Pereira Filho; do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior; do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural, Érica Garreto e do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Nádia Quinzeiro; além do gerente da Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE-MA), Mauro Formiga, e da vereadora Karla Sarney (PSD).
Campanha “Eu amo São Luís”
Os materiais gráficos, resultado da campanha “Eu amo São Luís”, vão servir tanto para a produção do empreendedores locais, quanto para a valorização das riquezas da capital maranhense, como destacou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.
“Esse é um projeto de pertencimento, ou seja, de valorização de todas as riquezas naturais, culturais, gastronômicas, patrimoniais e, principalmente, da nossa gente. Por meio dessa campanha de divulgação, estamos doando aos empreendedores, e a quem mais tiver interesse, um material gráfico que poderá ser utilizado na confecção de vários produtos”.
Ainda de acordo com o titular da Setur, a partir do próximo domingo (17), os empreendedores que utilizarem o material gráfico da campanha “Eu amo São Luís” em seus produtos contarão com um espaço exclusivo na Feirinha São Luís para comercialização, como forma, também, de auxiliá-los na momento da venda e, ainda, na divulgação das belezas da capital maranhense por meio de cada um dos produtos que forem confeccionados com as estampas disponibilizados pelo Município.
Empreendedores satisfeitos
A cartela gráfica da campanha “Eu amo São Luís”, e seu leque de possibilidades de criação, deixou feliz a artesã Rosimeire Ribeiro, que trabalha com o macramê, uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós, originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e toalhas.
“Eu amei essa inovação, essa nova maneira de a gente vender a nossa cidade, a nossa cultura, o nosso folclore”, disse.
Quem também elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Luís foi a empreendedora Rosana Meireles. “Eu achei essa iniciativa muito boa, primeiro porque é uma forma de você declarar o amor pela cidade, e de valorizar o que nós temos de melhor, que são as pessoas, a gastronomia, o patrimônio e nossa cultura que é muito diversificada. Essa campanha vem para agregar valor e nos ajudar ainda mais na produção do que comercializamos, inclusive para quem vem nos visitar”, destacou.
FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS