Na 1º Feira do Meio Ambiente, Governo do Maranhão lança programas para fortalecer a preservação ambiental

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira
26 de junho de 2023
MEC divulga resultado da segunda edição do Sisu 2023
27 de junho de 2023

Na 1º Feira do Meio Ambiente, Governo do Maranhão lança programas para fortalecer a preservação ambiental

Neste fim de semana, o Governo do Maranhão realizou uma série de ações de conscientização e proteção ambiental para o estado durante a 1º Feira do Meio Ambiente, que foi realizada no Parque do Rangedor, em São Luís, neste sábado e domingo (24 e 25). A feira faz parte do Junho Verde e contou com ações voltadas para educação ambiental e fortalecimento da gestão participativa dos recursos naturais do estado. O cronograma de atividades incluiu apresentações culturais, oficinas, palestras, lançamentos de programas e assinaturas de novos projetos voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Maranhão.

Neste domingo (25), o governador Carlos Brandão participou da feira e assinou um Termo de Adesão do Maranhão ao Pacto pela Governança das Águas e a adesão ao 3° ciclo do programa de consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Pró-Gestão). Também foi assinado o Termo de Capacidade Técnica Institucional (TCTI) dos municípios de Arame, São Mateus, Tasso Fragoso e Barra do Corda; o acordo de cooperação de adesão ao Sistema de Logística Reserva com o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); e o decreto que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Carlos Brandão destacou a importância das estas ações. “Estamos no Junho Verde, por isso, estamos reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos públicos. São acordos para avançar na preservação das nossas águas, no tratamento dos resíduos sólidos, na capacitação de jovens para a preservação ambiental, para apoiar as ações desenvolvidas nos municípios, no combate às queimadas entre outros. Assim, o Maranhão vai continuar avançando e preservando seu patrimônio natural”, contextualizou.

Também foram lançados os programas 1 milhão de mudas e a 4° edição do programa Maranhão sem Queimadas 2023, além da entrega dos certificados da segunda etapa do Agente Jovem Ambiental e de 5 dispensas de licenciamento Ambientais (DLA).

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Pedro Chagas, frisou a importância da feira realizada no Parque do Rangedor. “A nossa meta é utilizar nossas unidades de conservação ambiental como um meio de conscientização, trazendo a população para perto, para conhecer o trabalho realizado na preservação ambiental, entendo que eles não são apenas espaços de lazer. Além disso, temos as ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Maranhão para a preservação dos recursos naturais do estado”, afirmou.

O Pacto pela Governança das Águas e o Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) serão realizados em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Por meio do Pacto pela Governança das Águas, será possível aumentar a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. Já o Progestão garante incentivo financeiro para aplicação em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos.

“Essas são linhas mestras da ANA para a preservação dos recursos hídricos. O Governo do Maranhão já participa do Progestão e agora vamos ampliar as nossas ações conjuntas, alinhando todos os nossos projetos para otimizar a sua execução. Assim vamos levar água potável e de qualidade para a população maranhense, além de garantir que os rios que cortam o estado sejam protegidos”, disse Luís André Muniz, diretor da ANA.

Por meio do programa 1 milhão de mudas, o governo estadual vai distribuir mudas para a população, aumentando a arborização em todo o estado. “Nós vamos distribuir mudas à população da capital e de outras regionais do estado para estimular o plantio e a conscientização ambiental. Cidades mais arborizadas são cidades mais confortáveis de viver, além dos diversos outros benefícios que o plantio de mudas traz”, afirmou Diego Rolim, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária.

Já por meio do programa Maranhão sem Queimadas 2023, o governo vai fazer ações de conscientização para coibir as queimadas e fazer trabalho preventivo e combativo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) nos municípios. O objetivo é prevenir a ocorrência de queimadas e quando acontecerem, combater as chamas com a maior rapidez possível para evitar danos maiores.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO