IMPERATRIZ – MPMA realiza exposição Bela Infância em alusão ao Maio Laranja

Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho
22 de maio de 2024
Deputada Daniella destaca Presidente Dutra como referência no serviço de hemodiálise
23 de maio de 2024

IMPERATRIZ – MPMA realiza exposição Bela Infância em alusão ao Maio Laranja

O Ministério Público do Maranhão inaugurou a mostra de artes Bela Infância, no Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira, nesta segunda-feira, 20. A exposição traz quadros da artista Ijanes Guimarães, que debatem a temática do Maio Laranja: o combate à exploração sexual infantil.

 A atividade faz alusão ao Maio Laranja e faz parte da campanha do Ministério Público pelo combate à exploração sexual infantil. O objetivo da exposição é trazer a temática por meio da arte, democratizando o acesso à cultura para o público interno e externo, levando pensamento crítico às pessoas diante de um tema tão caro à sociedade. 

Autoridades prestigiaram abertura da mostra

Presidiu a solenidade de abertura o diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Newton de Barros Bello Neto. Também compuseram o dispositivo de honra a artista Ijanes Guimarães; a titular da 8ª Promotoria de Justiça na Defesa da Mulher de Imperatriz, Gabriele Gadelha; a curadora da exposição, Iane Carolina Silva e a articuladora do Selo Unicef, coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mikaelly Santos da Silva.

O diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz destacou a importância do tema e da arte para debater o assunto com a sociedade. “É uma iniciativa muito louvável trazer este debate por meio da arte, especialmente por conta deste tema tão necessário, fundamental para o Ministério Público e a sociedade debaterem, que é o combate à explicação sexual infantil”.

Exposição faz parte da programação do Maio Laranja

Para a jornalista e curadora do Espaço de Artes, Iane Carolina Silva, além de trazer o belo, a arte também traz a crítica.  Ela ressalta que a função do Espaço de Artes Mário Leonardo Pereira é democratizar o acesso da população à arte e trazer debates importantes às diferentes classes sociais.

“A arte está concentrada nos grandes centros e nós queremos trazer a arte para perto da população. A ideia é que as pessoas não precisem ir a galerias específicas para terem acesso à arte. Quem vier ao Ministério Público pode, gratuitamente, visitar a exposição e contemplar o belo e também ter a oportunidade de ver outras formas de entender o mundo por meio da arte”, destaca a curadora.

Ijanes Guimarães é piauiense, mas vive no Maranhão desde criança. Com o trabalho marcado por cores vibrantes, usa estilo figurativo e traz as meninas negras como sua inspiração. Com suas telas, aborda a infância, o preconceito, a gordofobia, dentre outros temas.

Ijanes Guimarães critica imposição de padrões em suas obras

“É duro ver uma criança dizer que não quer ser negra simplesmente porque vivemos em uma sociedade que impõe padrões até para os pequenos: magreza, um cabelo liso, pele clara, etc. Minhas pinturas são alegres e não têm rosto, porque eu quero que as meninas sejam retratadas da maneira mais alegre e feliz, mas longe dos padrões”, destaca Ijanes.

MOSTRA

A exposição fica aberta ao público, gratuitamente, até o dia 21 de junho. Sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além de promotores, servidores, advogados, a mostra pretende receber pessoas de diferentes lugares, rendas, etnias e escolaridades, democratizando o acesso à arte e à campanha de combate à exploração sexual infantil.

AUTORIDADES 

Também participaram da solenidade o titular da 5ª Promotoria de Justiça na Defesa da Saúde de Imperatriz, Thiago Pires; a diretora das Promotorias de Justiça de João Lisboa, Maria José Lopes Corrêa; o titular da Delegacia da Criança e do Adolescente de Imperatriz, Erich Feitosa; a delegada Adjunta da Delegacia da Mulher, Suenia Abrantes de Souza; a titular da Delegacia de Combate à Corrupção e o Crime Organizado,  Alana Lima; o tenente-coronel Carlos Henrique Leite Souza, Comandante do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS);  a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Aretuza Lopes Da Silva; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Dorielton Pereira Xavier; e a  presidente do Centro Cultural Tatajuba, Iasmin Taynara Lima Silva.

FONTE: MPMA