Idosos ganham direito de gratuidade no transporte ferroviário. A Lei é de autoria da deputada Betel Gomes

Membros da Comissão de Direitos Humanos repudiam casos de apologia ao nazismo
11 de fevereiro de 2022
Famem promove 1ª reunião do Núcleo de Regularização Fundiária e trata do projeto Minha Terra do TJMA
14 de fevereiro de 2022

Idosos ganham direito de gratuidade no transporte ferroviário. A Lei é de autoria da deputada Betel Gomes

Assecom / Dep. Betel Gomes

A deputada estadual Betel Gomes (PRTB) comemorou a promulgação da Lei 11.651/22, de sua autoria, que garante a gratuidade para idosos no transporte coletivo ferroviário em viagens intermunicipais.

De acordo com a parlamentar, a nova lei ampliará os direitos das pessoas da terceira idade. “Essa lei vai ampliar o benefício para abranger também o transporte ferroviário, considerando que há prestação desse serviço no Maranhão por meio da Estrada de Ferro Carajás”.

APLICAÇÃO DA LEI

O novo dispositivo, que altera a Lei Estadual 9.948/13, garante o transporte gratuito às pessoas com 60 anos ou mais, considerando a renda individual, que deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos. Quando houver excedido o número de vagas gratuitas destinadas para os idosos, a empresa de transporte terá obrigação de conceder desconto de 50% na passagem.

“Essa é uma conquista para o público idoso que se soma ao direito de passagens gratuitas nos modais rodoviário e aquaviário, fruto do trabalho da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou a deputada.

DADOS

Anualmente, cerca de 350 mil passageiros viajam pela Estrada de Ferro Carajás, que passa pelo Pará e pelo Maranhão. Ao todo, são 697 quilômetros de ferrovia cortando diversos municípios somente no Maranhão.