Francisco Nagib destaca potencial da indústria maranhense na data que celebra o setor

Consumo nos lares brasileiros cresce 2,14% no quadrimestre
25 de maio de 2023
Contas externas têm saldo negativo de US$ 1,7 bilhão em abril
26 de maio de 2023

Francisco Nagib destaca potencial da indústria maranhense na data que celebra o setor

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (25), Dia da Indústria, a importância do setor produtivo para a geração de emprego e crescimento do Maranhão.

“Neste 25 de maio, Dia da Indústria, destaco aqui que tive o prazer de, na segunda-feira, participar da posse da nova diretoria do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), que tem como principal missão incentivar e atrair investidores para o setor produtivo, a classe empresarial da indústria, contribuindo para o crescimento do Maranhão”, ressaltou Francisco Nagib, informando que a entidade tem como presidente Cláudio Azevedo e vice-presidente, Luís Carlos Cantanhede.

Em sua fala, Nagib citou que os principais setores produtivos da indústria maranhense são a construção, com 26.4%; Serviços Industriais de Utilidade Pública, 31.2%; metalúrgica, 10,5%; sendo que celulose, papel e produtos derivados chegam a mais de 10%, e a indústria extrativista, a 8%.

“São números que geram 93.730 empregos diretos, segundo estatísticas de 2022. Então, este setor, que exportou R$ 3,2 bilhões de dólares em 2022, contribui muito com o nosso estado e tem todas as qualidades e capacidade para crescer ainda mais”, frisou o parlamentar.

Homenagem ao pai

Francisco Nagib enalteceu a contribuição de seu pai, Chiquinho Oliveira, para o fortalecimento da indústria, geração de emprego e crescimento do Maranhão, liderando um grupo industrial de mais de 40 anos de história, que iniciou do zero e, hoje, gera mais de 2 mil empregos diretos e é um dos maiores contribuintes de imposto do Estado.

Destacou, ainda, o forte trabalho na área ambiental, com sua indústria de reciclagem, que evita que vá para o meio ambiente 360 toneladas de lixo por mês, material que é reintroduzido no ciclo de produção para criação de outras matérias-primas. Agora, além de todo o trabalho empresarial, está colocando a sua experiência comprovada como gestor à disposição da população de Codó.

“Parabenizo, no dia de hoje, 25 de maio, o meu pai, empresário Chiquinho Oliveira, que também esteve nesta Casa, ontem, junto com os colegas e pôde, com a gente, participar de um momento importante, que é uma sessão plenária. Então, parabéns a todos, que Deus abençoe toda a indústria do Maranhão, que a gente possa crescer cada vez mais, gerar mais emprego e renda, que é o que a população precisa”, concluiu o parlamentar.

FONTE: ALEMA