Expoema 2024 começa no domingo em formato ampliado e com expectativa de recorde de público

Presidente da Fapema dá detalhes de ação em parceria com a FMRB no programa ‘Diário da Manhã’
30 de agosto de 2024
CFM: médicos terão que declarar vínculos com farmacêuticas e empresas
2 de setembro de 2024

Expoema 2024 começa no domingo em formato ampliado e com expectativa de recorde de público

Com o tema “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) começa no domingo (1º de setembro), no Parque Independência, em São Luís. A feira chega à sua 64ª edição com novidades e expectativa de superar os números da edição 2023 tanto em vendas quanto em público. Para o Governo do Maranhão, um dos organizadores da feira, o evento é uma grande vitrine de negócios e de geração de emprego e renda no estado.

Realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema 2024 acontece até 8 de setembro e faz parte do calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias estaduais, reunindo, em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.

A Expoema 2024 traz novidades como o Encontro Nordestino de Leite e Derivados, além de novos cursos e palestras nacionais. As tradicionais atrações, como leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias, prova de 3 tambores, Fazendinha Kids, stands empresariais e institucionais e os shows culturais garantem a diversão para toda a família.

A edição 2024 da feira também celebrará o avanço do status sanitário do Maranhão para “Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”. A certificação é importante, pois garante ao estado a ampliação do seu potencial de comercialização do gado e de seus subprodutos.

Expectativa de recorde

As altas expectativas para a Expoema 2024 são reflexo dos resultados da edição 2023. De acordo com dados obtidos pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) junto à Ascem, em 2023, mais de 500 mil pessoas visitaram a feira, superando em 20% a expectativa de público em relação a 2022.

Além do aumento de visitantes, a feira atraiu quase 60 grandes expositores, incluindo financiadoras, instituições comerciais, cooperativas e revendedoras de maquinários e insumos para o agronegócio. Mais de 100 pontos de venda foram montados, variando entre floriculturas, brinquedos e opções de alimentação, destacando o apoio à economia local e a diversidade de negócios presentes.

Outro destaque da Expoema 2023 foi a exibição de mais de 1.200 animais, entre bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos e suínos. A quantidade de cavalos atingiu um recorde histórico, com mais de 220 animais, dos quais 42 foram destinados a leilão.

Para consolidar todos os resultados da Expoema 2024 o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), participará da feira realizando a Pesquisa de Movimentação Econômica que permitirá saber o quanto de emprego e renda foram gerados durante o evento.

Governo do Maranhão na Expoema 2024

A Aged e o Imesc estão entre os órgãos do Governo do Maranhão que estarão com espaços ao longo dos 8 dias de Expoema. A Aged terá uma programação de palestras, mesas redondas, rodas de conversas, reuniões técnicas, capacitações e ações de educação sanitária para crianças, tratadores, criadores e os visitantes. Um dos principais temas debatidos é a manutenção do rebanho maranhense com status de livre da aftosa sem vacinação.

Entre os temas que serão abordados pela Aged estão a lei que cria o selo de produtos livres de agrotóxicos; oportunidades de crescimento e sustentabilidade na ovinocaprinocultura; controle e prevenção de zoonoses; uso correto e seguro dos agrotóxicos; sanidade vegetal; estratégias essenciais para o controle e prevenção da brucelose e tuberculose no rebanho maranhense; combate à gripe aviária; plano de ação contra a peste suína entre outros.

Também estará presente a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) com atendimento técnico e diversos serviços voltados para o agronegócio. O empreendedorismo será fortalecido pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) por meio do Armazém do Empreendedor. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) garantirá a inclusão socioprodutiva com espaço voltado para os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) trabalhará a pauta do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental; a de Trabalho e Economia Solidária (Setres) terá espaço para que empreendedores cadastrados nos centros de referência possam comercializar seus produtos; a de Agricultura Familiar (SAF) terá atendimentos e ações de incentivo aos agricultores familiares.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) apresentará projetos de pesquisa e inovações tecnológicas desenvolvidas na universidade. O Porto do Itaqui terá um estande onde apresentará suas soluções logísticas e projetos inovadores.

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) fará capacitações, palestras e oficinas para os pequenos produtores. O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) terá espaço sobre os programas de acesso ao crédito, regularização fundiária e habitação no campo. A segurança e qualidade dos produtos agropecuários será o destaque do stand do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq).

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) estará com uma operação especial para garantir a tranquilidade da Expoema; e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) executou serviços de reforma em todo o Parque Independência.

Programação cultural

Uma das tradições da Expoema são os shows. Este ano mais de 20 atrações nacionais e locais de diferentes estilos musicais foram agendadas para a programação cultural 2024. O acesso à arena de shows é gratuito, assim como nos outros espaços da exposição.

Na área de shows só é permitida a entrada de menores de 18 anos se estiverem acompanhados de um responsável legal. O evento tem patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do Grupo Mateus.

Na noite de abertura, no domingo (1º), apresentam-se Fabrícia, Nadson O Ferinha, e Diego e Victor Hugo. A programação artística inicia sempre às 20h. Depois da abertura no domingo, os próximos shows são a partir da terça-feira (3), seguindo até o dia 8 de setembro.

A programação terá ainda shows dos artistas Silvanno Salles, Léo Magalhães, Zezo, Lucas Seabra, Bruno & Marrone, a banda Calcinha Preta, a cantora Thaís Moreno, Dorgival Dantas, a banda Forró Estourado, a banda Seu Desejo, o cantor Grelo, e Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel.

A Expoema contará com uma noite dedicada à música cristã, com shows de Forró D’Crente e da cantora e compositora Isadora Pompeo.

Além da arena de shows, a Secretaria de Estrado da Cultura (Secma) também vai disponibilizar um Barracão do Forró e um espaço instagramável na área externa para que todos possam registrar seus momentos da Expoema.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO