Especial SLZ 411 anos: obras na área da saúde salvam vidas e garantem um futuro melhor para a população

Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022
5 de setembro de 2023
Produção de grãos atinge recorde e tem alta de 18,4% em 2022/2023
6 de setembro de 2023

Especial SLZ 411 anos: obras na área da saúde salvam vidas e garantem um futuro melhor para a população

Obras icônicas marcam os investimentos do Governo do Maranhão na área da saúde em São Luís, como a Casa TEA 12+, o Hospital da Ilha com a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Policlínicas e várias outras. O conjunto de investimentos representa mais qualidade de vida e saúde pública para os maranhenses, reforçando o compromisso da gestão estadual de cuidar das pessoas. Como presente pelos 411 anos da cidade de São Luís, está planejada mais uma série de obras e ações para serem entregues à população. De setembro até dezembro, a previsão é de que os investimentos em equipamentos de saúde ultrapassem os R$ 18 milhões na capital.

Entre as obras está a quarta etapa da obra do Hospital da Ilha, a construção do ambulatório no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e a manutenção e revitalização de espaços ligados a unidades de saúde, como o entorno do Centro de Especialidades Odontológicas (Sorrir) no São Francisco.

A importância dos investimentos nas unidades de saúde da rede estadual em São Luís foi destacada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. “A nossa capital tem recebido grandes investimentos da gestão do governador Carlos Brandão. Uma rede completa, com unidades de pronto atendimento, policlínicas, serviços especializados, hospitais de referência e de média e alta complexidade que atendem os ludovicenses e moradores de todo o estado”, declarou.

Quem é atendido nas unidades da gestão estadual não esquece o olhar humanizado e a qualidade do serviço prestado. É o caso da autônoma Michele Fernanda Max Costa, que tem dois filhos atendidos na CASA TEA 12+, especializada em serviços e cuidados a pacientes do Espectro Autista e seus familiares. “Foi um sonho realizado. Nós não sabíamos que um dia poderíamos ter uma casa como esta. Ela atende todas as necessidades dos nossos filhos”, relatou.

Michele Fernanda lembra que por conta da faixa etária dos filhos, que são adolescentes, ela não conseguiu encontrar locais para atendimento. Junto com outras mães, lutou para que os filhos tivessem acesso à continuidade dos serviços de fonoaudiologia, terapia e atividades para melhorar a interação social. Foram dois longos anos de espera, até que a Casa TEA 12+ foi inaugurada pelo Governo do Estado.

“Graças a Deus o governo inaugurou esta Casa e todos os atendimentos e a terapia puderam ser retomados. Como muitas mães que têm adolescentes com TEA, eu estava nessa luta para conseguir um local de atendimento para os meus filhos e foi uma conquista muito grande. É uma realização ver os nossos filhos, a cada dia, tendo progresso na fala, na escrita, no desenvolvimento social”, afirmou, emocionada.

Outra obra de grande impacto para a vida da população de São Luís é o Hospital da Ilha, que conta com a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), uma referência no atendimento desse tipo de casos. O setor conta com câmara hiperbárica, tecnologia usada para tratar feridas de difícil cicatrização; sala de cinesioterapia, que trabalha medidas de alívio para dores musculares e melhorias para a amplitude de movimentos do corpo após queimaduras; além de uma sala de balneoterapia, onde são realizados os banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

O jardineiro Joderval Barbosa da Paixão foi atendido na UTQ e está prestes a receber alta. O trabalhador elogiou a estrutura e o atendimento recebido. “O hospital é como se fosse um shopping, tem tudo o que a gente precisa e tudo novo. Eu sempre passava pela avenida, mas não tinha ideia de como era. Estou próximo de sair, mas já estou com saudades da equipe”, contou.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO