Aconteceu neste final de semana, 26 e 27 de julho, a “1ªJornada Maranhense de Cuidados Paliativos e Dor”, em São Luís. O evento médico reuniu diversos profissionais da área da saúde e discutiu sobre a especialidade que cuida de pacientes com doenças crônicas.
Embora o termo ainda seja pouco conhecido pela maior parte da população, os cuidados paliativos são cuidados assistenciais oferecidos para paciente com impossibilidade de cura da doença e que ameaça a continuidade da vida, objetivando dar melhor qualidade, prevenindo e aliviando o sofrimento causado pela patologia.
Uma das palestrantes foi a médica Laianny Carvalho, referência na área em São Luís, que participou de uma Mesa-redonda e falou sobre os cuidados paliativos e as competências colaborativas do trabalho multiprofissional.
“Os profissionais da saúde precisam desmistificar e conhecer mais a respeito dos cuidados paliativos, até porque é notável que muitos profissionais ainda têm pouco conhecimento do que é, para quem se aplica, quais os princípios e essência dos cuidados paliativos. A grande importância dessa jornada é educar os profissionais de saúde para que, após isso, a população também conheça mais e receba os cuidados paliativos de qualidade”, destacou a médica.
Doutora Laianny ainda reforçou a necessidade de desconstruir a visão errônea que muitas pessoas têm sobre a especialidade.
“Ainda se tem uma visão muito cruel e rude dos cuidados paliativos. Um grande parte das pessoas acha que é um tratamento para o final da vida, para morte, que é pra não fazer nada pelo paciente. E essa é um visão totalmente errada, contrária aos princípios dos cuidados paliativos”, observa a especialista.