‘Diário da Manhã’ – Ricardo Arruda destaca PL que prevê acompanhamento psicológico a alunos da rede estadual

Saúde cria Memorial da Pandemia de Covid-19
1 de novembro de 2023
Caixa e BB começam nesta terça as renegociações de dívidas do Fies
6 de novembro de 2023

‘Diário da Manhã’ – Ricardo Arruda destaca PL que prevê acompanhamento psicológico a alunos da rede estadual

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (1º), o  deputado Ricardo Arruda (MDB) explicou o alcance do Projeto de Lei nº 394/2023, de sua autoria, que prevê o acompanhamento psicológico e social de estudantes nas escolas da rede pública de educação básica estadual. Ele manifestou, também, a confiança de que o PL seja votado na próxima semana e sancionado pelo governador Carlos Brandão (PSB), pela importância do assunto.

“A nossa preocupação principal é expandir o apoio dos profissionais de Psicologia e de Serviço Social, oriundo da necessidade da regulamentação da equipe multidisciplinar no âmbito do Maranhão, visto que o PL contribuirá para a melhoria do atendimento a todos os estudantes, sobretudo àqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Temos que tirar essa responsabilidade dos professores”, explicou.

Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o autor disse que já existe uma Lei Federal que trata sobre o tema e que o Projeto de Lei pretende fazer com que, em nível estadual, também seja realizado esse tipo de acompanhamento e orientação. 

“Nós precisamos ter psicólogos, assistentes sociais, ter pessoas que possam, antecipadamente, indicar, identificar situações de ameaça e poder atuar e impedir que tragédias, como essa que aconteceu agora em São Paulo, ocorram”, garantiu.

O parlamentar lembrou que episódios como o que resultou na morte de uma aluna, na segunda-feira (23), após ataque a tiros à escola na zona leste de São Paulo, mostram que os alunos precisam desse tipo de acompanhamento. Ricardo Arruda manifestou, ainda, preocupação com a crescente influência das redes sociais e dos conteúdos do mundo virtual na formação das crianças.

FONTE: ALEMA