Segundo Iranildes Rodrigues, o aleitamento materno é capaz de reduzir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis
A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Iranildes Rodrigues, foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (2). Na ocasião, ela falou sobre o início da campanha “Agosto Dourado”, que visa ampliar o aleitamento materno no Maranhão.
De acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde também lançou a Semana Mundial da Amamentação 2024, com o tema “Amamentação, apoie em todas as situações”, com iniciativas de conscientização alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças.
No bate-papo com o radialista e apresentador Henrique Pereira, a especialista explicou que a campanha é anual e que foi lançada com foco na redução de desigualdades, uma vez que estima-se que a amamentação seja capaz de diminuir em até 13% a morte das crianças menores de cinco anos por causas preveníveis.
“O tema sensibiliza muito a gente, porque, às vezes, a mãe que está doando não tem a noção de quanto faz a diferença uma gota de leite humano doada para um bebê prematuro. Por isso, a campanha deste ano tem como objetivo garantir o direito à amamentação, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade, além de apoiar a amamentação em estado de emergência, calamidade pública e desastres naturais”, explicou.
FONTE: ALEMA