‘Café com Notícias’ – Psicóloga ressalta importância da campanha Setembro Amarelo

Com apoio popular, Dr Kenaz Cristian lança sua candidatura a vereador de São Luís
5 de setembro de 2024
Financiamentos de veículos novos e usados cresceram 14,8% em agosto
9 de setembro de 2024

‘Café com Notícias’ – Psicóloga ressalta importância da campanha Setembro Amarelo

Valéria Rodrigues destacou que, neste ano, a campanha de prevenção ao suicídio tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”

O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (9), na TV Assembleia, exibiu entrevista da psicóloga Valéria Rodrigues, que falou sobre a importância da campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é a prevenção ao suicídio.

Em 10 de setembro celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as iniciativas, que se intensificam durante este mês, devem ocorrer o ano todo. Em 2024, a campanha tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”.

“A gente entende que o suicídio é motivado por causas multifatoriais, mas é muito importante a gente falar que 97% dessas tentativas são pessoas que já tinham um transtorno mental, tinham um transtorno depressivo, afetivo bipolar, esquizofrenias, transtornos que são oriundos de usos de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Então, eu entendo que, se aquela pessoa já tinha um transtorno, aquilo poderia ter sido evitado”, declarou a psicóloga.

Valéria Rodrigues destacou, ainda, que nove dos 10 casos poderiam ser evitados se aquela pessoa que já tinha um histórico de doença mental estivesse inserida num tratamento adequado, se estivesse em tratamento com psiquiatra ou psicólogos.

Sobre o acesso ao sistema de saúde para tratamento, Valéria Rodrigues assinalou a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde qualquer pessoa que precisar pode procurar ajuda. Na unidade, ela passará por uma triagem e será encaminhada para o tratamento adequado.

“Eu costumo falar que a gente tem muita pressa no olhar sobre o outro. Com a correria, com a mudança do mundo, o homem caminhou muito rápido em tecnologia, mas não conseguiu acompanhar essa mudança com o pensamento e o sentimento dele. Então, essa própria correria do dia nos coloca numa situação de sofrimento emocional muito grande e esse sofrimento emocional causa uma distorção do meu pensamento, e essa distorção costuma levar a pensamentos como a ideação suicida”, observou.

A psicóloga ressaltou, ainda, que o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo por se tratar de um tema que muitas pessoas ainda veem como proibido. A campanha tem o objetivo de desmistificar isso, de levar esse assunto para a mesa de jantar das famílias, para o ambiente de trabalho, para as salas de aula, para todos os espaços onde possa ser discutido.

FONTE: ALEMA