A saúde mental de crianças e adolescentes em tempos de violência foi o tema tratado pela psicóloga Aline Branco, em conversa no programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (12), na TV Assembleia. Ela falou à jornalista e apresentadora Elda Borges sobre o cenário de instabilidade vivido na atualidade e destacou agravantes para o problema, como os ataques e ameaças a escolas.
“Os profissionais de saúde podem contribuir para que a gente resgate essas questões emocionais, a segurança nos espaços que são as escolas e dentro dos nossos lares”, observou ela, que é especialista em saúde mental. “Nós precisamos buscar ferramentas, recursos terapêuticos, de acolhimento, o que envolve toda a comunidade escolar, a família, para que, juntos, consigamos fazer um excelente trabalho”, complementou.
A especialista reforçou a importância do diálogo nas famílias e assinalou que os pais devem fazer um filtro de informações a serem repercutidas dentro de casa e, também, do que se consome pelo celular. “Quando você se nutre de informações negativas, já te causa mais danos e vem um quadro de ansiedade, de medo”, argumentou.
Aline Branco aconselhou, ainda, que se busque ajuda de um profissional da área da psicologia, caso este manejo de informações não esteja sendo possível, e detalhou que há uma rede de saúde pública com oferta de atendimento gratuito à comunidade.
As restrições ao uso do celular pelas crianças também foram defendidas pela especialista. “A gente tem outros recursos, muito mais educativos, que a ferramenta celular”, observou, alertando sobre conteúdos inapropriados para a idade que circulam na internet e sobre questões como o ciberbullying.
FONTE: ALEMA