‘Café com Notícias’ aborda importância do aleitamento materno

BC define que Pix Automático será lançado em junho de 2025
22 de julho de 2024
MEC quer ouvir universidades e estabelecer padrão para bancas de cotas
23 de julho de 2024

‘Café com Notícias’ aborda importância do aleitamento materno

Programa recebeu o chefe da obstetrícia do HU-UFMA, Antônio Leonardo Rosa

O programa Café com Notícias desta segunda-feira (22) recebeu o chefe da obstetrícia do HU-UFMA, Antônio Leonardo Rosa, que falou sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite.

Segundo Leonardo Rosa, a amamentação traz benefícios não apenas para o bebê, mas também para a mãe, como a diminuição do risco de ter câncer de mama, ovário e útero, além de auxiliar na perda de peso pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

“Já para o bebê esses benefícios são inúmeros, como evitar diarreia e infecções respiratórias, diminuição do risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva também a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade”, explicou Leonardo.

O médico ressaltou que após os seis meses de vida, o bebê passa a ter uma alimentação variada, porém, isso não significa o fim da amamentação. O aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

“O leite materno será sempre uma fonte de energia, proteínas e outros nutrientes que a criança necessita. Ele não perde seu poder nutricional e ajuda a prevenir doenças enquanto for consumido”, ressaltou.

Outro assunto importante que Leonardo Rosa destacou foi a doação de leite materno. Segundo ele, é um grande desafio manter o estoque do Banco de Leite Humano em dia. E para doar não são exigidos muitos critérios, basta que a doadora esteja saudável e não faça uso de medicações incompatíveis com a amamentação.

O médico pediu, ainda, que a população faça a doação de recipientes adequados para a coleta do leite materno. O ideal são frascos de vidro, normalmente de café solúvel.

“Para fazer a doação, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil. Um profissional será deslocado até a casa da lactante para deixar o material que ela precisa para fazer a coleta e, a cada semana, passa recolhendo o leite.”, explicou.

FONTE: ALEMA