Vigilância Sanitária Estadual ultrapassa 12 mil ações de fiscalização contra a Covid-19

Othelino afirma que Alcântara dá exemplo ao Brasil após vacinar 100% da população adulta
17 de junho de 2021
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
24 de junho de 2021

Vigilância Sanitária Estadual ultrapassa 12 mil ações de fiscalização contra a Covid-19

Seguimento Bares e Restaurantes foi o segundo mais abordado pelas fiscalizações da Vigilância Sanitária (Foto: Márcio Sampaio)
A fiscalização segue sendo um dos pilares do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19 no Maranhão. Desde o início da pandemia já foram executadas, pela Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), 12.562 ações. O serviço, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), atua constantemente na apuração de denúncias de riscos e agravos e na orientação aos estabelecimentos comerciais.

“A marca de 12 mil ações reforça o que o Governo do Estado vem anunciando reiteradas vezes, de que as medidas preventivas devem ser tomadas pela sociedade. Isso tudo tem como fim o esforço conjunto no enfrentamento à pandemia, na contenção do novo coronavírus, e, ao mesmo tempo, na retomada da capacidade produtiva no Maranhão”, disse o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz.

Do total de ações, 1.203 foram de blitzes a estabelecimentos para verificação do cumprimento das normas restritivas, além de 121 barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos na Grande Ilha. Em apoio às inspeções, a Polícia Militar (PMMA) e o Corpo de Bombeiros (CBMMA) colaboraram com as equipes da SUVISA.
Essa força-tarefa possibilitou com que fossem lavrados 13.712 Termos de Fiscalizações; 2.031 Termos de Intimação exigindo o cumprimento de diretrizes sanitárias; 333 Autos de Infração para abertura de processos administrativos aos estabelecimentos descumpridores das determinações sanitárias. Também foram aplicadas 72 multas e 84 interdições sanitárias de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir os decretos estaduais.

As investidas fiscalizatórias buscaram tanto impedir o avanço da pandemia no estado, como também garantir a segurança para a população na retomada das atividades econômicas e de lazer. Nas categorias de empreendimentos mais abordados, estão o de Moda com 2.193 fiscalizações realizadas, seguido das categorias Bares e Restaurantes com 2.050 e Supermercados com 1.377.

A SUVISA também tem atuado nos demais municípios do estado, auxiliando as secretarias municipais de saúde nas fiscalizações para verificação do cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento ao vírus.

FONTE – MA.GOV.BR