Cerca de 50 profissionais que trabalham no Centro Histórico de São Luís, entre moradores e ambulantes, participaram de cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do programa Mais Qualificação e Turismo. Voltados para contemplar os objetivos do Projeto de Ordenamento da Praia Grande – iniciativa que visa a ordenar a região turística integrando os profissionais e a qualidade no atendimento.
Durante dois dias, os comerciantes conheceram um pouco sobre a qualidade no Atendimento ao Turista e sobre boas práticas para manipulação de alimentos. Os cursos deram direito a certificado com carga horária de 4 horas e foram personalizados para atender ao público que trabalha com turismo na Praia Grande/Centro.
A ambulante Arlete Nascimento participou do curso de atendimento ao turista e aprendeu sobre conceitos de Atendimento, como ser criativo, e que a postura pessoal, profissional e o marketing pessoal são essenciais para atender bem, valorizando o trabalho do dia a dia junto ao visitante.
“Além da gente conhecer mais a cidade que a gente vive, com as qualificações a gente vai poder ajudar mais o turista, pois quando eles chegam, compram nosso produto, e logo perguntam onde é uma praça, onde é um monumento, um museu”, avalia.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o Governo do Estado vem capacitando cada dia mais profissionais através da Setur, para que os visitantes vejam que além de belezas naturais, o Maranhão tem um povo hospitaleiro e que sabe atender bem. “A gente trabalha tanto no que diz respeito ao atendimento, como a qualidade dos serviços, pois entendemos que uma boa impressão fica e é divulgada por quem nos visita”, ressalta Catulé Júnior.
Já a vendedora ambulante Maria Castro, que vende água, bombons e pipocas no Reviver da Praia Grande, participou dos dois cursos. Ela aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar em Atendimento ao Turista e Boas práticas na manipulação de alimentos. “Um bom vendedor tem que saber tratar o visitante, para que ele possa se sentir bem e voltar, por isso estou buscando me qualificar, me reciclando e aprendemos algumas novidades do bom atendimento”, ressalta Maria Castro.
FONTE – MA.GOV.BR