Coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez explanação sobre a iniciativa
O projeto de hortas pedagógicas em implantação na rede de ensino do Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (11), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). O coordenador do Eixo Educação Ambiental Formal do Fórum Estadual de Educação, Luís José Câmara Pedrosa, fez uma explanação sobre o processo.
A iniciativa, segundo o gestor, já está funcionando em 15 escolas da rede estadual, sendo 13 na Grande Ilha e duas no interior do estado, nas cidades de Pinheiro e Bacabal.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Luís José Pedrosa disse que este projeto de horta na escola é excepcionalmente inovador, pois não se limita apenas a uma horta tradicional, mas também inclui a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas nativas e frutíferas, e um meliponário, destinado à criação de abelhas sem ferrão.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está comprometida em fomentar este projeto integrado de horta na escola, enquanto outros órgãos nos fornecem suporte técnico e capacitação para professores, alunos e a comunidade em geral nas três áreas de atuação: horta, meliponário e viveiro”, explicou.
Na condição de integrante da Assessoria Especial de Educação da Seduc, Luís Pedrosa informou que o projeto das hortas pedagógicas foi concebido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan-MA).
“Essa iniciativa é da maior importância porque busca não apenas enriquecer o ambiente escolar com atividades práticas e educativas, mas também contribuir para a conscientização ambiental, a promoção da agricultura sustentável e o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e o meio ambiente”, frisou Pedrosa.
Ele assinalou que está muito entusiasmado em poder contribuir para a implementação do projeto no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. “Esta iniciativa vai além de uma simples horta, abraçando a integração de plantas medicinais, um viveiro de mudas e um meliponário. É um passo significativo para a educação ambiental e a sustentabilidade”, afirmou Luís Pedrosa. Ele observou, ainda, que as hortas pedagógicas contribuem também para atenuar o impacto das mudanças climáticas, que hoje estão afetando países do mundo inteiro.
FONTE: ALEMA