Servidoras da SES participam de oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos em alusão ao Outubro Rosa

Sancionada lei de Othelino Neto que prevê uso de efetivo da Segurança para reforço nos municípios
14 de outubro de 2019
Região do Turu, em São Luís, fica sem água nesta quarta-feira (16)
16 de outubro de 2019

Servidoras da SES participam de oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos em alusão ao Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, servidoras da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram de oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos voltados à saúde da mulher, nesta segunda-feira (14), na sede do órgão, em São Luís.

A oficina abordou o uso terapêutico das plantas medicinais do Programa Farmácia Viva.  “Esta oficina foi para conscientizar mulheres sobre o uso das plantas medicinais e fitoterápicos, sair também do senso comum e mostrar algo mais científico e eficaz”, destacou a coordenadora do Programa Farmácia Viva da SES, Kallyne Bezerra.

A capacitação tratou das orientações, propriedades terapêuticas e usos das plantas para tratar da saúde da mulher. Entre os destaques, inchaço, dores nas pernas, cólicas menstruais, inflamações nas articulações, estresse, fibromialgia, má circulação e doenças do trato íntimo feminino como candidíase.

A funcionária Dilma Pontes enfatizou que a ampliou o seu conhecimento sobre o uso de plantas medicinais.  “O que mais chamou minha atenção foi o chá das mil folhas, para cólicas do ciclo menstrual – Minha filha sofre tanto [com cólicas]. É sempre bom aprender coisas novas”, disse.

O uso correto das flores, folhas, caules, raízes, além da posologia, tipos de tratamento, recomendações e aplicações dos fitoterápicos foram abordados na capacitação. “É a primeira vez que participo de uma oficina como essa. Acho muito positivo, pois tira dúvidas, acrescenta informações, retira aqueles mitos populares e dá respaldo científico também em relação aos fitoterápicos”, comentou a servidora da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Concita Cantanhede.

Farmácia Viva 
O Programa Farmácia Viva estimula e orienta a população a fazer o uso correto das plantas medicinais, aliando o conhecimento popular respaldado cientificamente à atenção primária à saúde.

FONTE – MA.GOV.BR