SÃO LUÍS – MPMA apresenta unidades móveis para atendimento da população

Carlos Lula propõe política específica para população em situação de rua
20 de fevereiro de 2024
Senado aprova fim da “saidinha” de presos
21 de fevereiro de 2024

SÃO LUÍS – MPMA apresenta unidades móveis para atendimento da população

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 20, na Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, o Ministério Público do Maranhão apresentou ao público os dois trailers que serão utilizados para o atendimento da Ouvidoria e das Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania de São Luís.

As unidades móveis, no valor de R$ 413 mil, foram adquiridas com recursos destinados pela Vale em um convênio firmado com o MPMA em dezembro de 2022. O objetivo é ampliar o atendimento aos cidadãos, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, agradeceu a parceria com a empresa e destacou que os trailers vão contribuir para expandir o acesso da população aos serviços do Ministério Público, na medida em que as unidades móveis serão instaladas em regiões onde há maior carência de serviços públicos.

“Nossa alegria é poder atuar em toda a ilha com estrutura adequada, principalmente nos lugares mais pobres. É para isso que o Ministério Público existe. O Ministério Público é indispensável para todos, principalmente para os mais necessitados”, afirmou Nicolau.

A opinião é compartilhada pela procuradora de justiça e ouvidora do MPMA, em exercício, Mariléa Campos dos Santos Costa. “Esses trailers vão levar a Ouvidoria aos bairros e as Distritais serão melhor alojadas”.

Para a deputada federal Amanda Gentil, as parcerias ajudam o Maranhão a se desenvolver mais. “Quem recebe o benefício é a população que deve ser respeitada”.

Em seguida, o gerente jurídico da Vale no Norte e Nordeste, Rômulo Nelson Gondim, declarou que, para a empresa, é uma honra contribuir com essa ação por conhecer o alcance social e o poder transformador nas comunidades. “É um momento marcante de realização de cidadania, de justiça social e de princípios constitucionais que através desses trailers poderão se concretizar”.

Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo Castro Ferreira; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ednarg Fernandes Marques; o diretor-geral da Defensoria Pública Estadual, Luís Otávio de Moraes Filho; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tatiana Costa.

FONTE: MPMA