PRONCON/MA orienta consumidores sobre cobrança de conta paga

Saída Temporária: 26 presos não retornaram para os sistema prisional
17 de outubro de 2019
Reviva Centro apresenta mais um fim de semana repleto de atrações culturais em São Luís
19 de outubro de 2019

PRONCON/MA orienta consumidores sobre cobrança de conta paga

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) alerta consumidores para que fiquem atentos aos seus direitos em casos de cobranças feitas por operadoras de telefonia relativas às contas já pagas anteriormente.

Ao receber uma conta duplicada, o consumidor pode ser induzido ao erro e efetuar o pagamento novamente. Nesse caso, o artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor, garante o ressarcimento em dobro do valor cobrado e comprovadamente pago, cabendo à operadora de telefonia apresentar provas de que houve um erro justificável.

“Em situações como essa, as operadoras de telefonia devem apresentar uma justificativa para o erro ocorrido e garantir o reembolso. Caso contrário, o consumidor tem todo direito de exigir o ressarcimento em dobro do valor já pago pela cobrança indevida”, reforça a presidente do PROCON/MA, Adaltina Queiroga.

Para conferir essa e outras dicas, acompanhe o quadro “Pode isso, Procon?”, disponível semanalmente nas redes sociais do órgão. Vale ressaltar que o consumidor, ao identificar qualquer irregularidade nas relações de consumo, deve formalizar uma reclamação por meio do app, site ou nas unidades físicas de atendimento.

FONTE – http://www.procon.ma.gov.br