Músico, jornalista e produtor cultural Emanuel de Jesus falou sobre a iniciativa, que acontecerá no dia 29 de setembro, na Praça das Mercês
No programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (26), na TV Assembleia, a apresentadora Elda Borges recebeu o músico, jornalista e produtor cultural Emanuel de Jesus. Ele falou sobre o projeto Ilha Sinfônica, que acontecerá no dia 29 de setembro, na Praça das Mercês.
“A gente está dizendo que é um presente para São Luís no mês de aniversário da cidade. O Ilha Sinfônica é mais do que um projeto de festival, uma programação, um concerto, ele é um movimento de integração do clássico com o popular”, explicou o idealizador.
Emanuel de Jesus contou que, nesta primeira edição do projeto, o artista homenageado será o cantor César Nascimento. Além disso, o evento será palco para o lançamento da Orquestra Ilha Sinfônica, que se unirá a artistas locais e nacionais para reinterpretações únicas de clássicos.
“O Maranhão é um dos poucos estados que não tem uma orquestra oficial. Existem outras sinfônicas aqui, mas oficialmente nós não temos. E esse projeto surge para fomentar tudo isso e juntar a música erudita, o clássico, com a música popular do Maranhão, com a cultura popular do Maranhão”, observou Emanuel de Jesus.
Ainda sobre a Orquestra Ilha Sinfônica, ele disse que esta será composta por professores, alunos e ex-alunos da Escola de Música do Maranhão e terá como regente e diretor artístico o maestro Jair Moraes.
A programação do Projeto Ilha Sinfônica terá início às 16h30 e terá apresentações de César Nascimento, Orquestra Ouro Preto e Quarteto de Cordas, Hamilton Holanda e Mestrinho, Boi de Santa Fé, Núbia, Adriana Bosaipo, Rose Nogueira, Helton Borges, Klycia, DJ Pedro Sobrinho e SarahByancci, Tambor de Crioula de Mestre Felipe e muito mais.
FONTE: ALEMA