Prefeitura e Iphan anunciam novas obras no centro de São Luís

‘Arraiá do Povo’ 2019 encerra-se com absoluto sucesso na Assembleia Legislativa
17 de junho de 2019
ProUni deve divulgar hoje resultado de primeira chamada
18 de junho de 2019

Prefeitura e Iphan anunciam novas obras no centro de São Luís

Após vistoriarem as obras de restauração da Rua Grande, que já está na fase de conclusão dos serviços na última quadra da via, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, confirmaram, na manhã deste sábado (14), novas obras para o Centro Histórico – requalificação urbana da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e construção da Praça das Mercês. Tanto as obras quanto a entrega da Rua Grande estão previstas para o começo do segundo semestre deste ano. Os logradouros integram um novo conjunto de intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, visando à revitalização de espaços, prédios e monumentos do Centro Histórico da capital maranhense.

Na vistoria aos trabalhos na Rua Grande, que contou também com a presença do superintendente do Iphan, Mauricio Itapary, da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, o prefeito Edivaldo destacou a magnitude das obras já entregues no Centro Histórico de São Luís e pontuou a importância dos novos investimentos que chegam para ampliar ainda mais o resgate da área central de São Luís, que é patrimônio da humanidade, resultando no crescimento do turismo local, na revitalização do comércio com a abertura de novos empreendimentos e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social do município.  

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, também destacou a nova etapa de obras que será iniciada no Centro Histórico da capital, para restauração de alguns dos mais tradicionais largos da cidade. Ela destacou o esforço conjunto empreendido pelo órgão e a Prefeitura de São Luís na execução das obras integrantes do grande programa de requalificação da área central.

“São obras impactam significativamente na vida do comércio e das pessoas, mas com a parceria fundamental da Prefeitura de São Luís em todo o processo, proporcionando todo o apoio logístico necessário, foi possível executarmos com bastante celeridade. A Rua Grande, que era uma obra reclamada a mais de 30 anos, por exemplo, conseguimos executar em um ano e já estamos finalizando os serviços para entregarmos a via amplamente requalificada no início do próximo semestre. Também contaremos com a parceria da Prefeitura de São Luís nessa nova etapa de obras que vamos iniciar no Largo do Carmo  e na Praça das Mercês, dando continuidade ao macro programa de requalificação do Centro Histórico de São Luís”, observou Kátia Bogéa.

A obra nesses espaços é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Luís, Iphan e Vale. O projeto de requalificação dos novos logradouros contemplados pelo projeto contempla serviços similares aos que foram realizados no Complexo Deodoro, por exemplo, visando à restauração de todo o tecido urbano com novo calçamento, mobiliário urbano, nova iluminação artística, obras de drenagem, sinalização, acessibilidade universal, entre outros serviços.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, também destacou a grandiosidade das novas intervenções. “Em breve a população poderá se apropriar de novos espaços revitalizados. Assim como foi nas outras intervenções, também nessa nova etapa de obras será empreendido o mesmo esforço para que os serviços sejam executadas com total celeridade e entregues dentro do prazo para usufruto da população”, disse Itapary.

Inclusão digital 

Outro local visitado neste sábado pelo prefeito, pela superintende e pelo presidente do Iphan, foi a praça Pedro II e Benedito Leite onde já funciona, em fase de teste, internet via wi-fi. A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Informação e Tecnologia (Semit), com a Wiki Telecom, empresa maranhense que tem fibra óptica espalhada por todo o Maranhão.

O serviço, que está em fase de teste e visa ampliar a inclusão digital da população, vai promover a cidadania digital e fortalecer também o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização do Centro Histórico da cidade.

Participaram ainda da vistoria às obras o subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas Costa; o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Funph), Aquiles Andrade; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Antônio Araújo (Obras), Informação e Tecnologia (Tati Lima); Lula Fylho (Saúde), entre outras autoridades.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS