Praça da Bíblia é entregue após reconstrução por meio do São Luís em Obras

Raimundinho Barros consegue verba para asfalto e Portal de Lajeado Novo
6 de agosto de 2020
Vinhais ganha conjunto de oito praças
10 de agosto de 2020

Praça da Bíblia é entregue após reconstrução por meio do São Luís em Obras

A Prefeitura de São Luís entregou, na noite desta terça-feira (4), a Praça da Bíblia, que foi totalmente reconstruída por meio do programa São Luís em Obras. O local recebeu projetos de paisagismo, urbanização, iluminação, entre outras melhorias que tornaram o espaço mais moderno e organizado. A nova praça é mais um ambiente de lazer, convivência, prática esportiva e cultural na cidade e soma-se ao maior pacote de investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís no Centro da capital nas últimas décadas. 

“A Praça da Bíblia é um espaço com 42 anos de história e estava totalmente comprometida. Nós reconstruímos a praça e agora estamos entregando mais um espaço totalmente requalificado no Centro, onde estamos fazendo o maior investimento das últimas décadas. Estão em obras espaços importantes como o Parque do Bom Menino, Nhozinho Santos, praças da Misericórdia e da Saudade, Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, a Fonte do Bispo, Mercado das Tulhas, entre outras apenas no Centro. Com isso, estamos recuperando a área central da cidade, trazendo as famílias e devolvendo o sentimento de pertencimento dos moradores. Este é o programa São Luís em Obras por meio do qual estamos transformando toda a cidade, inclusive reformando ou reconstruindo mais de 100 praças”, destacou o prefeito Edivaldo. As obras do Largo do Carmo, Praça João Lisboa e Mercado das Tulhas contam com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante a inauguração da nova Praça da Bíblia o prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Projetos Especiais, Gustavo Marques; Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Fazenda, Delcio Rodrigues; Governo, Pablo Rebouças; de Planejamento, Cursino Moreira; de Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; do Turismo, Socorro Araújo; de Trânsito e Transporte, Israel Pethros; da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela; do presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary; do coordenador do Comitê Gestor da Praça da Bíblia, Edimilson Gama Sousa e de um representante do Conselho Tutelar da Área Centro, Daniel Ferreira. 

Em função do simbolismo que o logradouro tem, lideranças católicas e evangélicas participaram da solenidade de inauguração do espaço, a exemplo do Padre César, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho e do Pastor Charles, da Igreja Batista Central.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que a entrega da Praça da Bíblia é mais um compromisso da gestão do prefeito Edivaldo que foi cumprido. “Esta é mais uma obra importante do Centro que foi entregue. Esta praça tem um simbolismo muito importante por tudo que ela representa para a cidade. Agora é mais um espaço de lazer, prática esportiva e atividades culturais”, disse.

PRAÇA DA BÍBLIA

Fundada há 42 anos, a Praça da Bíblia já foi palco de grandes eventos, mas nos últimos anos ficou abandonada pelo poder público. A praça e o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

O novo espaço, que tem 7.500 metros de extensão, agora conta com três quiosques de alimentação, playground para a recreação infantil, academia ao ar livre para idosos, sala para o Comitê Gestor da Praça da Bíblia, nova parada de ônibus, abrigo de táxi, local para banca de revista, área verde, área livre para recreação, passeios, espaço para a realização de eventos sociais e culturais.

Foi implantada iluminação em LED, que é mais eficiente e econômica, além de novo mobiliário urbano como bicicletário, lixeiras para o descarte adequado dos resíduos sólidos, bancos, guarda-coco, entre outros. Toda a estrutura conta com rampas para acesso por pessoas com dificuldades de locomoção, banheiros, inclusive para pessoas com deficiência e sinalização.

O titular da Sempe, Gustavo Marques, afirmou que todas as obras executadas no Centro têm como objetivo oferecer novos atrativos para a população. “A Praça da Bíblia, assim como outros espaços que o prefeito Edivaldo está requalificando no Centro, era uma área sem atrativos para a população. Agora é mais um espaço que pode ser usado pelos moradores do entorno, de outras áreas da cidade e turistas, pois tem uma variedade de equipamentos de lazer, promoção da saúde e socialização”, disse.

APROVAÇÃO

A  nova praça vai beneficiar moradores de bairros como Centro, Lira, Belira, Vila Passos e outros do entorno. Eles aprovaram a nova praça, pois ela acabou com o aspecto de abandono que a área teve por décadas devido à falta de infraestrutura. Com isso, a área ficou mais valorizada e os moradores terão opção de lazer e prática esportiva a poucos metros de casa.

Segundo Sílvia Cantantede, que mora nas proximidades há 20 anos, esta é a primeira vez que a praça passa por obras neste período. “A antiga praça era horrível, cheia de buracos. A gente não tinha segurança porque era tudo escuro. Agora a praça tá bonita, a gente pode frequentar”, disse.

Edmilson Gama, coordenador do Comitê Gestor da Praça da Bíblia, destacou que o espaço recebeu bem mais que uma reforma. “Nossa praça foi reconstruída. Esta foi uma luta de anos junto a várias gestões e agora saiu. É uma nova praça que pode ser usada por idosos, crianças e a população em geral”, afirmou.

Representante do Conselho Tutelar da Área Centro, Daniel Ferreira afirmou que toda a região ganhará nova vida com todas as obras em andamento. “Estamos recebendo a Praça da Bíblia totalmente reformada, o Parque do Bom Menino e o Nhozinho Santos também estão em obras. Isto é um ganho muito grande para a região, pois vai trazer qualidade de vida para a população, os jovens vão ter onde praticar esportes, as crianças terão onde brincar, os idosos vão poder se exercitar. É realmente um ganho muito grande”, comentou.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS