Um dos mais belos cartões-postais de São Luís, a foz do Rio Anil em breve deve ganhar um novo ponto turístico. Esse é um dos objetivos da obra de revitalização da região conhecida como Ponta do São Francisco, espaço até então subaproveitado na cidade.
Desde o início do ano, o projeto já vem alterando a paisagem no local, com a retirada das palafitas de uma das margens da Baía de São Marcos. Quem antes morava em casas improvisadas na beira da maré hoje recebe aluguel social, até que sejam entregues os apartamentos do Residencial José Chagas, no bairro Ilhinha. A obra também é do Governo do Maranhão e deve ser entregue em breve, beneficiando 256 famílias.
No entorno do bairro do São Francisco, o projeto PAC Ponta do São Francisco prevê a construção de quadra poliesportiva, quadra de areia, passarelas, quiosques, playground, academia ao ar livre, além de galpão em apoio à comunidade pesqueira e dois decks para impulsionar passeios e esportes náuticos em pequenas embarcações, como catamarãs e jet-ski.
Com investimentos na ordem de R$ 7,6 milhões, a obra ainda contempla equipamentos de urbanização e convivência ao lado Residencial José Chagas, com a construção de um quiosque e uma praça.
A intervenção engloba um conjunto de obras de urbanizações com infraestruturas básicas de rede de esgoto, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de iluminação, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer.
FONTE – MA.GOV.BR