O Ministério Público do Maranhão participou nesta sexta-feira, 12, em Pinheiro, da solenidade de lançamento e implantação da Patrulha Maria da Penha, que faz parte da programação do Agosto Lilás. A solenidade foi organizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Comando Geral da Polícia Militar, Coordenação Estadual das Patrulhas Maria da Penha e o Comando do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro.
O Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO Mulher) do MPMA tem uma parceria com a Polícia Militar, por meio da qual incentiva membros do Ministério Público a realizarem Acordos de Não Persecução Penal cujas doações servem para equipar unidades da Patrulha Maria da Penha nos municípios.
Segundo a coordenadora do CAO Mulher, a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, a partir desses acordos já foram instaladas várias patrulhas no interior do estado, como em Santa Inês, Balsas, Açailândia e Itapecuru-Mirim. “Neste mês já tivemos em Pedreiras e agora em Pinheiro. Ainda este mês teremos em Bacabal. E em setembro, Barra do Corda e Presidente Dutra”, informou a promotora de justiça.
Com os acordos de não persecução, a Polícia Militar recebe equipamentos, como computador, impressora, celular e scanner.
De acordo com Sandra Garcia, a PM se compromete a indicar o efetivo policial, fazer o treinamento e a plotagem da viatura, além da efetiva implantação da patrulha.
OUTRAS AÇÕES DO CAO MULHER
Ainda na região da Baixada Maranhense, o CAO Mulher coordenou outras ações nesta semana. Também em Pinheiro a promotora de justiça Sandra Garcia ministrou a aula inaugural do 1º Grupo Reflexivo para Homens do município. Ela ainda proferiu palestra para capacitação do batalhão que vai atuar na Patrulha Maria da Penha. Ambas as atividades ocorreram no dia 10, quarta-feira.
Na tarde do dia 10, a coordenadora do Centro de Apoio participou, em Cedral, de uma reunião para o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. O evento se repetiu no dia seguinte em Santa Helena, com participantes da própria cidade e de Turiaçu e Turilândia.
FONTE – MPMA