Pesquisa confirma favoritismo de Germano Coelho em Loreto

AMMA e Seduc realizam concurso de artes e direitos humanos para alunos da rede publica
7 de agosto de 2024
Escritora Danielle Buna aborda lançamento do livro ‘Partes e Todo’ no Café com Notícias
8 de agosto de 2024

Pesquisa confirma favoritismo de Germano Coelho em Loreto

Germano Coelho lidera com ampla maioria em Loreto, aponta empresa especialista em monitoramento de cenários eleitorais
A cerca de dois meses da eleição que vai definir o próximo prefeito da cidade de Loreto – MA, um levantamento realizado pela Empresa Agilize aponta que Germano Coelho deverá ser reconduzido ao cargo com ampla vantagem. A empresa, que é especialista em monitoramento de cenário eleitoral, ouviu 300 eleitores na cidade entre os dias 30 de julho e 01 de agosto do corrido ano.

De acordo com o levantamento, em um cenário estimulado entre os candidatos Germano Coelho e Alessandro Costa, o atual prefeito Germano tem 54,67% das intenções, enquanto seu adversário, Alessandro Costa, obtém 23,33%. Indecisos, aqueles que afirmaram votar branco ou nulo e os que não opinaram ou não souberam somam 22% dos entrevistados.

Neste mesmo cenário, considerando apenas os votos válidos, ou seja, descartando as intenções de votos dos indecisos, brancos ou nulos e os que não souberam ou não opinaram, Germano tem 70,08% das intenções de votos, enquanto Alessandro Costa tem 29,92%.

A empresa também questionou os entrevistados em um cenário que avalia a rejeição dos candidatos. Neste quesito, 31,67% dos entrevistados disseram que jamais votariam em Alessandro Costa, enquanto 25,33% rejeitaram a possibilidade de votar em Germano Coelho. 22% disseram não rejeitar nenhum candidato e 21% preferiram não opinar neste questionamento.

72,33% dos entrevistaram afirmaram que estão decididos e que sua intenção de voto é definitiva. 27,67% afirmaram que ainda podem mudar de candidato.

A Pesquisa de caráter quantitativo foi devidamente registrada sob número de identificação MA – 09011/2024. A empresa dispõe de sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, além de utilizar moderno software com instrumentação de identificação via GPS.

O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples é de 5,55 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Durante o trabalho de campo, foram entrevistados eleitores que se declararam aptos a votar nas seguintes localidades. ZONA URBANA: Centro, São Sebastião, Santa Fé, Nossa Senhora do Guadalupe, Arrodão; ZONA RURAL: Povoado Buritirana, Povoado Mato Grosso e Povoado Agrovila.