Operação Lei Seca realizou mais de 1.800 abordagens em novembro

Maranhão aguarda definição da saúde para executar plano de vacinação
4 de dezembro de 2020
Assembleia vive dia histórico ao aprovar PEC das emendas impositivas em primeiro turno
10 de dezembro de 2020

Operação Lei Seca realizou mais de 1.800 abordagens em novembro

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), segue com a intensificação das blitzen da Operação Lei Seca, nas ruas e avenidas de São Luís, com o objetivo de reduzir o número de acidentes relacionados ao trânsito, causados por alcoolemia. Em novembro, foram realizadas 17 operações, com 1.893 abordagens a condutores de veículos.

De acordo com dados da Divisão de Estatística do órgão, no mês de novembro, foram realizados 1.731 testes com o etilômetro, 52 autos de infração a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool e 162 casos de recusa ao teste. O público atingido nas operações foi de 5.111 e foram distribuídos 15.333 materiais educativos com dicas de segurança no trânsito e informações sobre a Lei Seca.

Para a diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, as fiscalizações têm sido fundamentais na prevenção dos acidentes de trânsito, proporcionando uma mudança no comportamento de condutores de veículos. “As operações Lei Seca contam com o amparo da sociedade no combate a alcoolemia. O Detran-MA vem trabalhando, intensamente, por um trânsito mais seguro, no sentido de conscientizar a sociedade sobre o perigoso hábito de beber e dirigir”, afirma.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e atual Presidente do Fórum Permanente de Operação Lei Seca do Brasil, Rositânia de Farias, o órgão seguirá intensificando a realização das blitzen, principalmente durante o período de fim de ano. “As ações continuarão acontecendo nos dias de semana e, também, aos finais de semana, para prevenir acidentes de trânsito, envolvendo o consumo de bebida alcoólica”, frisou.

Protocolos de segurança

As ações da Operação Lei Seca, realizadas pelo Detran-MA e BPRV, neste período de pandemia, seguem todos os protocolos de segurança sanitária. Os servidores do Detran-MA e os policiais, que participam das blitzen, usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.

FONTE – MA.GOV.BR