O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), segue com a intensificação das blitzen da Operação Lei Seca, nas ruas e avenidas de São Luís, com o objetivo de reduzir o número de acidentes relacionados ao trânsito, causados por alcoolemia. Em novembro, foram realizadas 17 operações, com 1.893 abordagens a condutores de veículos.
De acordo com dados da Divisão de Estatística do órgão, no mês de novembro, foram realizados 1.731 testes com o etilômetro, 52 autos de infração a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool e 162 casos de recusa ao teste. O público atingido nas operações foi de 5.111 e foram distribuídos 15.333 materiais educativos com dicas de segurança no trânsito e informações sobre a Lei Seca.
Para a diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, as fiscalizações têm sido fundamentais na prevenção dos acidentes de trânsito, proporcionando uma mudança no comportamento de condutores de veículos. “As operações Lei Seca contam com o amparo da sociedade no combate a alcoolemia. O Detran-MA vem trabalhando, intensamente, por um trânsito mais seguro, no sentido de conscientizar a sociedade sobre o perigoso hábito de beber e dirigir”, afirma.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e atual Presidente do Fórum Permanente de Operação Lei Seca do Brasil, Rositânia de Farias, o órgão seguirá intensificando a realização das blitzen, principalmente durante o período de fim de ano. “As ações continuarão acontecendo nos dias de semana e, também, aos finais de semana, para prevenir acidentes de trânsito, envolvendo o consumo de bebida alcoólica”, frisou.
Protocolos de segurança
As ações da Operação Lei Seca, realizadas pelo Detran-MA e BPRV, neste período de pandemia, seguem todos os protocolos de segurança sanitária. Os servidores do Detran-MA e os policiais, que participam das blitzen, usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.
FONTE – MA.GOV.BR