A luta para manter os estoques de sangue para doação em centros especializados foi tratada no programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (6), na TV Assembleia. A conversa da jornalista Elda Borges foi com o médico hematologista Yuri Nassar, hemoterapeuta do Hospital Universitário.
“É uma luta diária, buscar doadores para suprir a demanda de necessidade de uso de sangue aos pacientes”, afirmou o médico, reforçando que as ações de incentivo para que a população doe são constantes.
De acordo com Yuri Nassar, menos de 2% da população brasileira doa sangue com frequência. “Geralmente, a gente vê as pessoas se mobiliando quando é um familiar seu, um amigo próximo, mas o ato voluntário, às vezes, é deixado de lado”, observou.
O hemoterapeuta do Hospital Universitário destacou, também, os critérios para a pessoa ser um doador, como ter entre 16 e 65 anos de idade (menores de 18 anos, devem apresentar autorização dos pais), pesar mais de 50 quilos e gozar de boa saúde. Yuri Nassar informou que o doador também passa por uma entrevista com equipe técnica e é submetido a exames específicos.
O médico abordou, ainda, a campanha voltada ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. E este ano a programação tem uma novidade: uma caminhada, que será realizada no domingo (12 de novembro), às 7h, na Avenida Litorânea.
Yuri Nassar afirmou que no local serão feitas ações, como panfletagem, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se tornar doador de sangue.
FONTE: ALEMA