Em mais uma de suas postagens questionáveis, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) publicou, nesta quinta-feira (12), um vídeo do presidente Jair Bolsonaro criticando o Maranhão, em 2014. Na ocasião ele disse que a única coisa que prestava no estado era o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, marcado por uma série de abusos contra presos.
“Quero ver o esperto decifrar este”, publicou o vereador, em código morse, junto ao vídeo invertido. O uso do código morse tem sido frequente no Twitter do parlamentar.
Apesar de estar ao contrário, o vídeo é o mesmo que causou polêmica entre maranhenses em 2014. A fala de Bolsonaro é a seguinte: “A única coisa boa do Maranhão é o presídio de Pedrinhas. E continuou: é só você não estuprar, não sequestrar, não praticar latrocínio que tu não vai para lá. Vai dar vida boa para aqueles canalhas?”.
A retomada do vídeo vem em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro à ativista Greta Thunberg, que cobrou do governo brasileiro ações contra a morte de ois indígenas do povo Guajajara no Maranhão. “Os povos indígenas estão literalmente sendo assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso”, escreveu a ativista. Em resposta, o presidente chamou Thunberg de “pirralha”. (FORUM)