Diretor de operações do Porto do Itaqui também falou sobre projetos em andamento e expectativas para o futuro
No programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (11), na TV Assembleia, a apresentadora Elda Borges conversou com o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hilbernon Marinho, que fez um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2024.
O gestor destacou, entre outros pontos, o recebimento do maior navio de fertilizantes, com cerca de 80 mil toneladas do produto. Hilbernon Marinho detalhou que operações como essa ajudam na redução do custo logístico, contribuindo para a redução do valor para o cliente final. Houve ainda crescimento das cargas de clínquer, alumínio e soja.
“A gente teve vários números favoráveis ao longo do ano, teve o nosso melhor mês de soja da história do Porto, provavelmente esse ano a gente vai ter o melhor ano do fertilizante. Então, a gente trazer esse navio no final do ano meio que coroa esse mercado de fertilizantes ao longo do ano”, observou o diretor de operações.
Sobre as expectativas para o futuro do Porto, Hilbernon Marinho disse que estão sendo trabalhados projetos de expansão, com destaque para a construção do berço 98, que irá adicionar de oito a 10 milhões de toneladas à capacidade do porto. Também foi realizada audiência pública para a abertura de um novo terminal de fertilizante, além de investimentos para viabilização de operação STS, tubulações novas para os berços 105, 102 e 103, entre outras.
“O berço 98 já está em construção, então a expectativa é que a gente entregue ele a partir do segundo semestre de 2026”, disse.
Atualmente o Porto do Itaqui é o quarto maior porto público do Brasil.
FONTE: ALEMA