Governo inaugura agroindústria de processamento de óleo de coco babaçu

HU-UFMA realiza mutirão de colonoscopia
22 de julho de 2019
Cleide Coutinho organiza base para eleição de prefeito
23 de julho de 2019

Governo inaugura agroindústria de processamento de óleo de coco babaçu

O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar e em parceria com a Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lago do Junco (COPPALJ) e com a Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão (Assema), inaugura, nesta quarta-feira (24), a Agroindústria de Processamento do Óleo de Coco Babaçu de Lago do Junco.

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Cadeia Agroextrativista do Babaçu, coordenada pela SAF. O objetivo é incentivar a valorização e fortalecimento da cadeia do babaçu no Maranhão.

Por meio de uma Chamada Pública, a COPPALJ teve o projeto selecionado para compra de um sistema de refino do óleo babaçu, com expectativa de refinar 5 toneladas/dia de óleo orgânico de babaçu, o que exige uma demanda entre 10 e 11 toneladas de amêndoas de babaçu por dia.

O valor investido na compra dos equipamentos foi R$ 573,5 mil, com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). A COPPALJ conta com 186 sócios dos municípios de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Bom Lugar, que têm o babaçu como fonte de emprego e renda. A agroindústria emprega diretamente 980 famílias de quebradeiras de coco babaçu dos três municípios, e indiretamente gera emprego para 2 mil famílias.

FONTE – MA.GOV.BR