O Governo do Maranhão está intensificando as ações do Projeto Amazônia de Gestão Sustentável (Pages), que conta com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A fase atual corresponde ao mapeamento das famílias que serão beneficiadas em 37 municípios do estado e em seguida serão debatidos os projetos que serão implantados de acordo com cada demanda.
“Nossa equipe de governo se reuniu para tratar dos investimentos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Em pauta, o Pages – projeto que dá apoio à agricultura familiar no Maranhão – com expectativas de geração de emprego e renda, com preservação ambiental”, reforçou o governador Carlos Brandão, em suas redes sociais.
O debate para a intensificação do projeto foi realizado nesta terça-feira (5) no Palácio dos Leões. Capitaneado pelo governador, a reunião também contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré; do secretário-chefe da Secretaria Geral de Governadoria, Luis Fernando Silva; do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Sandro Montenegro; e representantes dos vários órgãos ligados ao Pages.
O secretário Bira do Pindaré definiu o Pages como a ação mais importante em curso direcionada a famílias que vivem da agricultura familiar. Ele explicou que após o mapeamento de todos os beneficiários, trabalho que está sendo feito por equipes do Imesc, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) vai auxiliar as comunidades a definirem ações e projetos que serão implantados com o Pages.
“Nossa equipe dará apoio a essas comunidades para o desenvolvimento da agricultura familiar, visando a preservação ambiental e ao mesmo tempo a geração de trabalho e renda. Essa é a estratégia que estamos adotando com a determinação do governador Carlos Brandão e tenho certeza que será um projeto muito exitoso”, informou Bira do Pindaré.
O presidente da Agerp, Sandro Montenegro, ressaltou o compromisso da gestão estadual com o Pages. “Foi uma reunião muito produtiva com as pastas que estão envolvidas com o Pages. A pedido do governador Brandão estamos unidos nesse processo e a Aged cuidará da aplicação dos recursos e execução dos serviços de forma mais contextualizada com a produção, organização e comercialização dos produtos na região”, explicou.
O secretário-chefe da Secretaria Geral de Governadoria, Luis Fernando, reforçou a união das pastas envolvidas para alcançar as metas do projeto que beneficiam as comunidades da região da Amazônia Legal no Maranhão.
“Esse programa envolve 37 municípios da Amazônia Legal e tem entre seus objetivos principais a inclusão sócio-produtiva de quilombolas, indígenas, agricultores familiares, assim como a regularização fundiária dos territórios. É importante para o aumento da produção e melhoria da qualidade de vida levando emprego e renda para essa região”, frisou Luis Fernando.
Sobre o Pages
O Projeto Amazônia de Gestão Sustentável (Pages) é fruto de uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado para o desenvolvimento rural sustentável.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO