“Fôlego Curto”, livro de Igor Nascimento, vira radionovela na Bacanga FM

Deputada Cleide Coutinho e prefeito Idan trabalham juntos por Santa Filomena
29 de maio de 2019
Servidores da Assembleia Legislativa participam de curso prático sobre o e-Social
29 de maio de 2019

“Fôlego Curto”, livro de Igor Nascimento, vira radionovela na Bacanga FM

O livro “Fôlego Curto”, escrito por Igor Nascimento, migrou para o rádio e virou uma radionovela de nome “Fôlego Curto: dramas para ouvir”, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A obra vem sendo exibida na rádio comunitária Bacanga FM, todas as segundas-feiras, ás 20h, com direito á reprise ás quartas-feiras. 

As narrativas da radionovela exploram temáticas como a violência urbana, a terceira idade, o Alzheimer, notícias de jornais e até mesmo sobre o esquecimento. Temas introduzidos na trama através de montagens, prosas poéticas, diálogos entrecruzados, narrações, testemunhos e monólogos. 

A primeira história levada aos ouvintes foi intitulada “Fora do ar”. Na trama, Chica assiste, pela terceira vez, a reprise da novela mexicana Maria Del Mar. O canal sai do ar e, quando retorna, Maria conversa com Chica. A história se desenrola entre as duas em meio a melodramas, merchandising, choros e trilhas emotivas. 

O segundo capítulo intitulado “O dia da morte de Irene”, Pedro, viúvo, aguarda sempre o dia do aniversário de morte da esposa a sua aparição para que os dois conversem sobre o fatídico dia. 

“Carne Moída” já aborda uma temática que fala de internet e tecnologia. Tudo começa a partir da briga de Firmino e Natanael na feira, os dois se batem com pedaços de madeira. A briga é toda filmada por populares e, não dá outra, vai parar em jornais sensacionalistas. 

A quarta história “Sobre ovos, galinhas e revolução”, Bruno e Patrick são intelectuais que lutam contra o capitalismo e, através de estratégias de marketing”, tentam convencer as pessoas a ajudarem na quebra do sistema. 

No próximo dia 03 de junho vai ao ar o capítulo “Crônica do esquecimento”, a própria ausência  de memória narra a história de seu dono, Osvaldo. 

No dia 17 chega a “Tempestade”. Ana dá explicações sobre o assassinato de seu marido. A situação ocorre enquanto os seus vizinhos batem na porta incomodados pelo barulho. 

A radiodrama encerra no dia 24 de junho com o conto “Um dedo por um dente, sobre duas caveiras: Procópio e Torquato. Procópio está sem um dente e Torquato sem um dedo. Perdas aparentemente simples, mas que podem significar toda uma existência ou inexistência para os dois esqueletos. 

O elenco de “Fôlego Curto: dramas para ouvir” é composto pelos atores Cláudio Marconcine, Maria Ethel, Rosa Ewerton Jara, Gisele Vasconcelos, Aziz Júnior, Renata Figueiredo, Lauande Aires, Marcelo Flecha, José Ignacio, Nuno Lilah Lisboa, Vitor Silper, Al Danúzio, Dênia Correa, José Oliveira, Joas Coelho, Jariane Muniz, Samira França, Xico Cruz, Juliana Cutrim e Tássia Dur.