Exposição sobre cultura indígena será aberta nesta quinta-feira, dia 24, na BPBL

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira
23 de abril de 2025
Iracema Vale reitera apoio da Alema aos municípios durante Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão
25 de abril de 2025

Exposição sobre cultura indígena será aberta nesta quinta-feira, dia 24, na BPBL

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, em parceria com a Casa de Nhozinho e Biblioteca Pública Benedito Leite, realiza a exposição fotográfica “Cultura Indígena: um olhar e várias leituras”, que será aberta nesta quinta-feira, 24, às 16h, na Biblioteca Pública. 

A exposição tem curadoria de Sebastião Cardoso e é composta por acervo fotográfico da Biblioteca Roldão Lima, fotografias de Márcio Vasconcelos, artefatos da Casa de Nhozinho e acervo bibliográfico da Biblioteca Pública Benedito Leite.

A mostra contém 8 fotos em preto e branco, medindo 1mx63cm frente e verso, do fotógrafo Márcio Vasconcelos, que hoje fazem parte do acervo da Biblioteca Roldão Lima; outras 12 peças são do acervo Casa de Nhozinho, que integram a exposição indígena do seu circuito. As fotografias de Márcio Vasconcelos retratam a festa do moqueado ou menina moça; alguns elementos indígenas que compõe o circuito da casa de Nhozinho, também são relacionados à festa da menina moça.

Quase quatro séculos após o primeiro contato com a sociedade envolvente, os Tenetehara mantêm viva a Festa do Moqueado, ou Festa da Menina-moça, como hoje é mais conhecida Wiroohaw, em tupi. Um rito de passagem entre a puberdade e a vida adulta.

Um processo de transição que a primeira menstruação inaugura e, em sua formalidade, revela às adolescentes as contingências da realidade humana, na qual certezas transformam-se em busca permanente.

Na Festa do Moqueado da Aldeia Lagoa Quieta, realizada em 2008 no município maranhense de Amarante, 12 meninas foram apresentadas à maturidade.  A festa, no entanto, ultrapassou a experiência de meninas transformadas em moças – envolveu toda a comunidade num vislumbre de suas expectativas de futuro. 

Serviço
O quê: exposição fotográfica “Cultura Indígena: um olhar e várias leituras”
Quando: Abertura dia 24 (quinta-feira) às (16h)
Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro)
Fonte para Entrevista: Ana Cláudia Damasceno (Gestora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho)

Fonte: Governo do Maranhão