Lançado no Maranhão, na última sexta-feira (14), o programa Carreta Digital, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) que levará capacitação profissional para estudantes da rede estadual de ensino. O evento ocorreu no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, em São Luís (MA), e contou com a presença de autoridades, estudantes e educadores.
“Foi uma alegria receber o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e toda a sua equipe para o lançamento do programa Carreta Digital, no qual o Maranhão é um parceiro do Governo Federal, pois nós temos um governador sensível ao desenvolvimento da educação, com qualificação tecnológica e profissional. Este é só o começo de mais um projeto de sucesso que renderá bons frutos para os estudantes maranhenses”, disse o subsecretário Antônio Heluy, representando a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.
Com investimento de mais de R$ 4 milhões, a Carreta Digital percorrerá doze escolas da rede pública estadual na capital e no interior, ofertando cursos de robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares. A expectativa é que cerca de 3 mil estudantes sejam certificados até dezembro deste ano.
Além da Carreta Digital, a escola anfitriã inaugurou um laboratório de informática, equipado com 20 computadores doados pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma), por meio do programa Computadores para Inclusão, uma parceria com o MCom.
“A Carreta Digital é uma iniciativa que transformará vidas, conectando os estudantes ao mundo da tecnologia e criando oportunidades reais para o seu futuro profissionail. Queremos garantir que os jovens maranhenses tenham acesso ao conhecimento e possam se preparar para o mundo do trabalho, cada vez mais conectado. O Ministério das Comunicações tem um trabalho muito abrangente, que vai desde a macroinfraestrutura de telecomunicações do Brasil até projetos como este, que pode proporcionar essa inclusão digital à crianças e jovens, superando barreiras e desigualdades sociais ainda presentes no país, sobretudo no Maranhão”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O vice-governador Felipe Camarão destacou a importância da Carreta Digital enquanto estratégia para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. “Para atrair a atenção dessa garotada precisamos pensar sempre em novas dinâmicas e metodologias de ensino. Então, o Governo Federal nos deixa muito orgulhosos com o programa Carreta Digital no Maranhão, para que os estudantes, deste o 9º ano do ensino fundamental até o ensino médio, possam desfrutar desses conteúdos de educação digital e sonhar com novas possibilidades de emprego e renda. Estamos falando de empregos do futuro, com múltiplos cargos, funções e áreas de atuação, com pessoas que estarão habilitadas para exercê-las,” ressaltou.
Oportunidade para os estudantes
Para os estudantes a chegada da Carreta Digital representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento. A estudante do 2º ano do Ensino Médio do CE Cônego Ribamar Carvalho, Addrya Pereira, compartilhou suas expectativas com a formação.
“Sempre tive interesse por tecnologia mas nunca tive acesso a cursos como esses que abordam temas como inteligência artificial e impressão 3D. Agora, com essa oportunidade voltada para quem mais precisa, teremos acesso a conhecimentos inovadores, além de pensar em um futuro na área de tecnologia da informação, da comunicação e da internet e suas diversas aplicações,” disse Addrya.
Com o lançamento do projeto no Maranhão, o programa Carreta Digital segue sua trajetória de expansão pelo país. Além do Distrito Federal, onde teve início, a iniciativa já passou por Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e, nesta primeira etapa, também contemplará Roraima e Rio Grande do Sul.
A ação reafirma o compromisso do Governo do Maranhão e do Ministério das Comunicações em promover inclusão digital e qualificação profissional, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo tecnológico.
FONTE: Governo do Maranhão