Em entrevista, médica Laianny Carvalho fala sobre Cuidados Paliativos

MEC prorroga prazo para renegociação de dívida com Fies
30 de julho de 2019
Bandidos destroem agência do Banco do Brasil em Esperantinópolis
31 de julho de 2019

Em entrevista, médica Laianny Carvalho fala sobre Cuidados Paliativos

A médica paliativista, Laianny Carvalho, foi a convidada do programa Conexão 560, da Rádio Educadora AM, nesta terça-feira (30), para falar sobre a 1ª Jornada Maranhense de Cuidados Paliativos e Dor, que aconteceu no último final de semana em São Luís.

Doutora Laianny afirmou que a Jornada foi de extrema importância para divulgar o tema entre os profissionais e disse que espera mais engajamento da comunidade médica.

“Espero que mais profissionais possam se dar a oportunidade de conhecer os Cuidados Paliativos, porque a partir do conhecimento e da propagação no meio da saúde, a gente vai poder ofertar à população em geral esses cuidados”, destacou.

Mais enfática no assunto, Dra. Laianny respondeu a perguntas que objetivaram clarear o olhar da sociedade sobre o que são os chamados Cuidados Paliativos, cuja especialidade médica é prestar cuidados assistenciais aos pacientes diagnosticados com doenças crônicas, ou seja, sem possibilidade de cura e, assim, devolver maior qualidade de vida.

A médica falou, inclusive, que o tratamento paliativo não é só para pacientes com condições financeiras favoráveis, as pessoas também podem encontrá-lo no serviço público.

“Esse tipo de tratamento não é só para paciente rico, ao contrário do que muitos pensam. Se houver uma mobilização da sociedade e de profissionais dos serviços públicos de saúde, em cuidar, em se importar com a dor do outro, a gente consegue oferecer uma assistência melhor, sem onerar o sistema de saúde”, afirmou.

De acordo com a especialista, também é necessário dar mais informação à população para que os tratamentos sejam cada vez mais efetivos e acessíveis.

“Os Cuidados Paliativos não estão vinculados à tecnologia, à instrumentos, está diretamente ligado ao cuidar, sentir e perceber o outro, saber o que deixa a pessoa melhor e mais feliz”, completa a médica.

Além do seu trabalho com pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), doutora Laianny Carvalho atende pacientes em casa, de forma particular, e compartilha seu conhecimento através de suas redes sociais, nas quais mantém contato direto com seu público e pauta assuntos relevantes sobre os Cuidados Paliativos. Para os interessados em entender mais do tratamento, a médica reforça que está no Instagram com o IG dralaiannycarvalho e no Facebook Dra Laianny Carvalho.