Drive-thru para teste covid-19 amplia atendimento para pessoas com deficiência

Cleide Coutinho consolida apoio à reeleição de Marlon Torres em Passagem Franca
21 de setembro de 2020
Ciclo de lives marca abertura da programação do ‘Setembro Amarelo’ na Assembleia Legislativa
22 de setembro de 2020

Drive-thru para teste covid-19 amplia atendimento para pessoas com deficiência

Eu fiquei muito satisfeita com essa iniciativa. É muito mais cômodo poder fazer o exame desta forma, dentro do carro. Mais rápido também. Principalmente para quem tem deficiência. Minha filha teve garganta inflamada e febre alta. Por isso resolvi trazê-la para fazer o teste”. A boa impressão é de dona Maria Cecília Rodrigues de Almeida, de 78 anos. Ela levou a filha Renata Rodrigues de Almeida para fazer o teste rápido de detecção da Covid-19, serviço ofertado pelo Governo do Estado.

Renata, de 40 anos, tem deficiência física e mental, e foi uma das beneficiadas com a ampliação do público-alvo do drive-thru. Desde segunda-feira (21), data em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o serviço passou a ser oferecido também para esse público.

“O público mais frequente tem sido de idosos. Mas gestantes também podem procurar o sistema de drive-thru e agora as pessoas com deficiência. É um público também especial e que inspira cuidados”, explicou a diretora do Centro de Testagem da Beira-mar e responsável pelo drive-thru, Lícia Dourado Trinta.

O drive-thru está instalado no estacionamento do Multicenter Negócios e Eventos, do Sebrae, no Alto do Calhau. São cinco tendas, com toda a estrutura necessária para fazer a testagem.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem compõem a equipe. Para fazer o teste, a pessoa precisa apresentar o documento de identificação, cartão de gestante, exames que comprovem a gestação ou o laudo de deficiência.

O sistema de drive-thru para teste rápido e detecção de casos de Covid-19 já atendeu mais de 5 mil pessoas. A testagem está disponível para idosos a partir de 60 anos, gestantes e pessoas com deficiência.

Ele vai funcionar até o dia 30 de setembro, das 8h às 16h. A entrada é pela Avenida Luís Eduardo Magalhães.

Lá, o cidadão entra em uma fila, faz o teste, responde o questionário sobre dados pessoas e sintomas e, tão logo fique pronto o resultado, é liberado ou encaminhado para outro serviço de saúde, caso necessário.

FONTE – MA.GOV.BR