O lançamento do Instituto de Estudos e Difusão de Políticas Públicas Jornalista Luiz Pedro foi tratado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (21), pelo presidente da ONG, professor José Costa. O evento acontece nesta quarta-feira (23), às 16h, no Complexo de Comunicação da Alema.
Na entrevista, conduzida pelo jornalista Ronald Segundo, o presidente afirmou que a ONG foi criada, informalmente, em 2017, pelo próprio jornalista e ex-deputado estadual, juntamente com vários amigos e que, agora, ela sai legalmente do papel, dois anos após a morte dele.
“É fruto de articulação de vários amigos da política e dos movimentos sociais, que se preocupam com questões em que a política ainda não encontrou o caminho, ou não obteve os melhores efeitos. Queremos dar a nossa contribuição para que as novas soluções possam aparecer. Como no caso dos jovens em situação de vulnerabilidade que não chegam a universidades”, disse.
O presidente do Instituto contou que o primeiro projeto foi na área de educação, em 2017, oferecendo cursinho para os jovens terem acesso ao ensino superior, por isso foi criado um cursinho gratuito, com atuação em vários bairros, alcançando diversas aprovações. Agora, novas turmas vão ser abertas nesta terça-feira (22), no São Francisco e Uema.
“Os problemas de educação são maiores nas camadas mais vulneráveis da população, como se os pobres fossem condenados à pobreza eterna. A educação tem um caráter transformador na vida do cidadão, por isso buscamos apoio dos setores público e privado, mas nosso desafio é lidar com políticas públicas que cheguem na base da população, que é o popular, o elo mais fraco”, explicou.
Jornalismo e Parlamento
Nascido na cidade de Juazeiro do Norte (CE), em 26 de fevereiro de 1953, Luiz Pedro chegou ao Maranhão em meados da década de 1970, criando raízes no estado.
Foi deputado estadual em duas legislaturas: de 1° de fevereiro de 1983 a 1° de fevereiro de 1987; e de de 1° de fevereiro de 2003 até 1° de janeiro de 2007. Formou-se em Comunicação Social – Jornalismo na UFMA, curso do qual virou professor.
Entre os cargos públicos exercidos, foi secretário municipal de Comunicação de São Luís na segunda administração de Jackson Lago, e secretário-Chefe do Gabinete no Governo Jackson Lago (2007–2009), além de servidor da Assembleia Legislativa do Maranhão.
FONTE: ALEMA