O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), Hewerton Pereira, afirmou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (24), que o programa de videomonitoramento vai começar a funcionar no próximo mês, em trecho da Avenida dos Holandeses, no Araçagi, entre a UPA e o viaduto de acesso ao município de Raposa. Atualmente, a iniciativa está em fase de teste educativo.
Hewerton Pereira detalhou, ainda, que o órgão realizou Curso de Qualificação de Profissionais de Trânsito, tendo como público-alvo os policiais militares que vão fazer o monitoramento das câmeras do novo Centro de Controle Operacional (CCO), voltado à gestão do trânsito estadual. “Com o Centro, instalado na sede do Detran, o programa conta com o que há de mais eficaz e moderno no âmbito da tecnologia para o trânsito, através de conceitos de sistemas inteligentes de tráfego e tecnologia de informação e comunicação”, explicou.
O gestor reforçou que o novo Centro de Controle Operacional é uma iniciativa do Governo do Maranhão, visando o bem-estar da população, aumento da segurança e ampliação da fiscalização do trânsito no estado, com 89 pontos de monitoramento, 178 câmeras fixas e cerca de 30 câmeras PTZ (PAN, TILT e ZOOM) instaladas em pontos estratégicos da malha rodoviária do Maranhão, e que deve chegar em breve a 300.
Na entrevista, conduzida pelo jornalista Ronald Segundo, o diretor-geral do Detran-MA contou que o programa de videomonitoramento será realizado em parceria com a Mobi e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA). A iniciativa também alcançará outros municípios, além de São Luís.
“Várias outras cidades do Maranhão serão contempladas, até para que, se houver um assalto, se possa identificar os veículos, contemplando a questão da segurança pública. As câmeras têm inteligência artificial, com capacidade de reconhecer os veículos para ajudar ainda na redução de furtos de carros”, enfatizou.
Conscientização
Na entrevista, o diretor-geral destacou, ainda, a realização da campanha Maio Amarelo, levando ações de conscientização no trânsito a escolas, universidades, eventos e empresas em todo o estado. A iniciativa está celebrando 10 anos, com o tema “No trânsito, escolha a vida”. Agora, segundo o gestor, o órgão participa da Semana Nacional do Trânsito.
Hewerton Pereira tratou sobre outros temas, como ampliação de atendimento do Detran-MA, novo sistema de realização de prova prática para obtenção da carteira de motorista e instalação de totens de autoatendimento, além do uso do aplicativo e do portal do órgão, para reduzir filas, com a ampliação da automação.
FONTE: ALEMA