‘Diário da Manhã’ aborda mudanças que poderão ocorrer no Imposto de Renda de 2024

Ampliado prazo para ajuste na formação de professores do ensino básico
4 de janeiro de 2024
Programa Trilhas Inova já alcançou mais de 150 municípios maranhenses, oferecendo oportunidades de qualificação e bolsas de estudo
4 de janeiro de 2024

‘Diário da Manhã’ aborda mudanças que poderão ocorrer no Imposto de Renda de 2024

O vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), Fernando José Leite Oliveira, concedeu entrevista nesta quinta-feira (4) ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), ocasião em que discorreu sobre mudanças que poderão ocorrer nas faixas do Imposto de Renda de 2024.

Ele esclareceu que, no mês de maio de 2023, o governo federal promoveu a atualização da tabela progressiva do Imposto de Renda, alterando a faixa de isenção, que subiu para R$ 2.112.

Com o aumento da isenção, mesmo quem ganha mais de dois salários mínimos passou a ser afetado. Isso porque o imposto não é cobrado sobre todo o salário – só incide nos valores que ultrapassam as faixas isentas ou de tributação reduzida.

Entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo, o contador Fernando José Oliveira fez uma explanação didática sobre como funciona a cobrança do Imposto de Renda e como são liberados, anualmente, os cinco lotes de restituição do tributo a cargo da Receita Federal.

“Vale lembrar que a Receita Federal ainda não divulgou as novas regras que valerão para o Imposto de Renda de 2024. Muito provavelmente, a Receita deverá anunciar as mudanças somente no próximo mês de fevereiro”, declarou Fernando José Leite.

Para ele, o governo federal tende a manter o mesmo prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2023, que começou em 15 de março e se estendeu até o dia 31 de maio.

Novidades

Fernando José Leite lembrou que, no ano passado, a prestação de contas do contribuinte teve novidades importantes, como, por exemplo, a restituição via Pix. Ao explicar sobre as atualizações do IR e quais os cuidados necessários na agilização da papelada, o contador observou que há uma série de consequências para as pessoas que se encaixam nas regras de envio e ficam com pendências com a Receita Federal.

“Uma novidade importante do ano passado foi a prioridade para quem enviou a declaração no modelo pré-preenchido ou escolheu receber a restituição via Pix. Sobre a declaração pré-preenchida, a Receita ampliou o arcabouço de informações que capta e passou a adicionar mais dados automaticamente à declaração, como compra de imóveis e descrição de criptoativos, por exemplo (rendimentos, deduções e dívidas estão contemplados desde o ano passado)”, explicou Fernando José Leite Oliveira.

Ao final da entrevista, ele frisou que, muito provavelmente, o acerto de contas com o leão terá algumas novidades neste ano.

“A Receita Federal aplicou, no ano passado, uma mudança na regra de obrigatoriedade em renda variável, aprimorou a declaração pré-preenchida, anunciou novas prioridades na restituição e alterou alguns detalhes nas fichas do programa que certamente deverão ter repercussão neste IRPF 2024”, ressaltou.

FONTE: ALEMA