‘Diário da Manhã’ aborda a campanha de combate e prevenção ao Aedes aegypti

Candidato já pode consultar gabarito do concurso da Justiça Eleitoral
10 de dezembro de 2024
MATÕES DO NORTE – MPMA firma acordo para construção da nova sede do Conselho Tutelar
11 de dezembro de 2024

‘Diário da Manhã’ aborda a campanha de combate e prevenção ao Aedes aegypti

O programa ‘Diário da Manhã’ abordou, nesta terça-feira (10), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a campanha de combate e prevenção ao Aedes aegyti. A chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Monique Maia, conversou com o jornalista e apresentador Ronald Segundo e detalhou como a ação será desenvolvida.

Monique Maia informou que a campanha se iniciou na semana passada e tem como tema “Eu tô é tu perder para um mosquito”, com foco nas ações de prevenção, ou seja, de combate ao vetor.

“A campanha estadual se iniciou ontem (9) e vai até o dia 14 de dezembro, que é o dia D. Nesse período, vamos focar nas ações básicas de prevenção que cada pessoa pode fazer em sua casa para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya”, enfatizou.

Monique Maia lembrou que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão no intradomiciliar, ou seja, dentro das casas.

“Por isso, é preciso a participação de toda a população no enfrentamento dessa doença com atitudes como não permitir ficar água acumulada em recipientes e cuidar do lixo adequadamente”, advertiu.

Agentes de endemias

Por fim, a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias no combate e prevenção permanentes ao Aedes aegypti.

“São esses profissionais, os agentes de endemias, que adentram as casas dos maranhenses, que conseguem sensibilizar as pessoas para que realizem as ações de prevenção necessárias. Eles foram preparados para que desempenhem bem suas funções. Fazemos um apelo para que as pessoas permitam a entrada desses profissionais em suas casas. Eles estão na linha de frente”, concluiu.

FONTE: ALEMA